Setenta e dois por cento dos líderes de dados e análises (D&A) estão comandando ou trabalhando diretamente nas iniciativas de transformação digital de suas organizações, de acordo com a sexta pesquisa anual do Chief Data Officer (CDO) produzida pelo Gartner.
"Os resultados indicam que mais organizações estão entendendo a importância de construir um negócio baseado em dados e liderar a transformação digital", afirma Debra Logan, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. "Investir em Data & Analytics é uma estratégia de negócios infundida com o pensamento de análise de dados; essa açã ;o tem um papel principal na proposta de negócios digitais, afetando tudo o que a organização faz."
Ainda que apenas 24% dos entrevistados tenham dito que estão liderando os esforços de transformação digital de suas companhias, o fato é que as fronteiras entre os CDOs e os diretores digitais estão se tornando cada vez mais confusas. Os CDOs estão cada vez mais sendo so licitados a assumir objetivos mais estratégicos e liderar iniciativas de transformação digital à medida que os próprios negócios digitais se transformam em negócios usuais.
Priorize KPIs voltados para os negócios para aumentar a influência e o impacto – Embora a qualidade dos dados (51%), o ROI dos investimentos em D&A (44%) e o compartilhamento de dados (43%) sejam os principais objetivos dos líderes de D&A, seu papel não será visto como valioso, a menos que se concentrem nos KPIs das partes interessadas. "Não é suficiente gerenciar dados e criar percepções", diz Debra. "Essas atividades devem entregar resultados de negócios mensuráveis".
Segundo a analista, o compartilhamento de dados é a maneira de otimizar dados de maior qualidade e dados e análises mais robustos para resolver os desafios e objetivos de negócios. "O compartilhamento de dados é um KPI importante e uma necessidade de negócios. Ele acelera a transformação do negócio digital", destaca.
O Gartner prevê que até 2023, as organizações que promovem o compartilhamento de dados irão superar seus pares na maioria das métricas de valor de negócios.
Dados em resultados de negócios
Os executivos de CDOs que têm indicadores de desempenho voltados para os negócios têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem eficazes na produção consistente de valor às operações, demonstrando com sucesso o ROI dos investimentos em Data & Analytics. Eles também têm 2,3 vezes mais probabilidade de serem eficazes na redução do tempo de lançamento no mercado e 3,5 vezes mais probabilidade de serem eficazes na monetização de dados.
Os executivos menos bem-sucedidos são aqueles que não conseguiram demonstrar uma ligação entre análise de dados e o valor comercial e que tendem a se concentrar na tecnologia em vez de nas pessoas.
Além disso, 93% dos CDOs relataram que a comunicação eficaz é crítica para o sucesso de suas funções. No geral, as competências mais importantes para os líderes de Data & Analytics são: influenciar, engajar e planos de comunicação eficazes. Essas são habilidades de liderança – não de gerenciamento. "Se o CDO não exerce influência em toda a organização, promovendo o compartilhamento de dados, envolvendo as partes interessadas e treinando a força de trabalho para se tornar alfabetizada em dados, eles provavelmente não terão um bom desempenho em suas funções", reforça Debra.