A IBM e o Centro Paula Souza (CPS) anunciam a expansão do Programa P-TECH, um modelo inovador de educação pública para fortalecer a equidade e as oportunidades de desenvolvimento de carreira de jovens estudantes em vários setores da economia. Mais de 2 mil alunos matriculados na Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) do Centro Paula Souza estão distribuídos em 57 turmas nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais vinculadas ao Programa.
Um estudo global da IBM sobre a lacuna de habilidades profissionais mostra que 45% das organizações pesquisadas indicaram dificuldades em encontrar profissionais preparados para as demandas do mercado, o que exige que novos modelos educacionais sejam implementados para preparar jovens estudantes. Somado a esse cenário, verificou-se que quase 53 milhões de alunos foram afetados pelas restrições relacionadas à COVID-19, de acordo com dados da UNESCO.
As primeiras turmas do P-TECH no Brasil foram implementadas no primeiro semestre de 2019 nas seguintes unidades de ensino: Etec Polivalente de Americana e Fatec Americana, na Região de Campinas; Etec Zona Leste e Fatec Zona Leste, na Capital e Etec Jorge Street e Fatec São Caetano do Sul, em São Caetano do Sul.
Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS)
A Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) do Centro Paula Souza (CPS) visa a contribuir com a formação e a capacitação dos futuros profissionais, para o aprofundamento de competências e habilidades ligadas a ciência, tecnologia, engenharia e matemática, aliadas a atividades de contextualização profissional junto a empresas parceiras. Ao concluir o ciclo de três anos no Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico, o aluno terá a oportunidade de realizar os Cursos Superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Logística ou Processos Químicos, em mais dois anos na Fatec parceira, conforme a opção no ingresso. A jornada integrada possibilita a obtenção de três diplomas – Médio, Técnico e Superior Tecnológico – em cinco anos em vez de seis, como ocorre atualmente.
A IBM, como empresa parceira do setor de TI, ajuda a preparar os alunos para capitalizar a mudança tecnológica, contribuindo com conteúdos relacionados a competências em alta demanda, como inteligência artificial, nuvem, blockchain, segurança cibernética, entre outras.
Além do aumento no número de alunos, o Programa passou, nos últimos três anos, a contemplar novos itinerários formativos. Inicialmente, estudantes que escolhiam essa opção ingressavam nas unidades do CPS pelo Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Desenvolvimento de Sistemas. A partir de 2020, os candidatos puderam escolher também iniciar os estudos pelo Ensino Médio com Habilitação Profissional Técnica em Administração, Logística ou Química.
Até o momento, 14 empresas já firmaram parcerias com o Centro Paula Souza para combinar experiências no ambiente profissional com a aprendizagem em sala de aula, proporcionando interações entre os estudantes e especialistas em sua área de atuação, que podem orientá-los sobre habilidades que os empregadores buscam, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Empresas de todos os setores podem participar do Programa AMS, em parceria com o Centro Paula Souza, conforme o Edital de Chamamento Público #0022021 do Estado de São Paulo, que vai até o dia 25 de dezembro.