A TIM oficializou o acordo com a FS Security, desenvolvedora de soluções digitais, anunciado na última quarta-feira,4, em seu evento para investidores. As empresas criaram a EXA Tecnologia, uma companhia com portfólio dedicado a segurança digital e privacidade de dados, que já surge com um primeiro produto: um serviço de proteção a transações Pix.
Na estrutura da EXA, a FS será a controladora e a TIM uma acionista minoritária. A ideia da operadora é agregar valor para seus clientes por meio de parcerias e negócios digitais. Dessa forma, a TIM coloca à disposição da EXA um canal de distribuição com o alcance de seus 60 milhões de usuários. O desenho da solução de proteção de pagamentos via Pix, por exemplo, foi pensada já de acordo com as necessidades de seus clientes.
A solução foi criada em parceria com a seguradora Too Seguros, do Grupo BTG, permitindo uma cobertura de até R$ 2,5 mil em caso de coação para realizar um Pix. Outra funcionalidade do serviço da EXA é poder localizar o celular roubado ou mesmo preservar sua privacidade, apagando todos os dados do aparelho, como fotos, mensagens e listas de contatos, acessando um site.
Trabalhando com a FS, a TIM esperar atuar em uma nova linha de negócios que traga mais rentabilidade à companhia. Já a FS enxerga que a parceria é uma inovação no modelo de negócio, por meio de uma companhia de tecnologia com o olhar voltado prioritariamente para proteção e segurança de dados e a entrada de novos investidores traria escala. A FS aponta que o cliente final para a EXA é a pessoa física ou empresas, normalmente pequenas e médias.
De acordo com a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública), de janeiro a julho de 2021, após a criação do Pix, houve um aumento de 39,1%, nos casos de sequestro-relâmpago em São Paulo