Google cria alerta contra invasões ao Gmail patrocinadas por governos

0

Preocupado com o avanço do temido programa malicioso Flame – descoberto há uma semana pela Kaspersky – e de outras ameaças criadas ilegalmente por governos, o Google começou a enviar mensagens de alerta aos usuários do Gmail, desde terça-feira, 5, quando suspeita que alguma conta pode ter sido invadida. A informação é da versão online do jornal The New York Times.

Hackers contratados por países como China e Rússia, e algumas autocracias do Médio Oriente, têm sido acusados de levarem a cabo ataques contra ativistas e defensores dos direitos humanos, numa tentativa de deter as suas atividades. A China e a Rússia, por exemplo, sempre negaram estas acusações, mas sabe-se que foi depois de a China ter interferido nas contas do Gmail de ativistas de direitos humanos que o Google decidiu retirar seu data center de Pequim.

O gigante das buscas informa em seu blog que pretende emitir o alerta a qualquer momento em que suspeitar que há uma ameaça. A mensagem aparecerá em uma barra rosada na parte superior da interface com a seguinte mensagem: “Aviso: acreditamos que hackers patrocinados por um governo podem estar tentando comprometer sua conta ou computador”.

Apesar de não revelar como será capaz de identificar um ataque de uma ciberarma, o Google avisa que seu sistema de monitoramento e análise de dados pode perceber o envolvimento de governos em uma tentativa de invasão. "Não podemos entrar em detalhes, mas a nossa análise tão detalhada, assim como depoimentos de vítimas, sugerem fortemente o envolvimento de estados ou grupos que são patrocinado por Estados nos ataques", declarou Eric Grosse, vice-presidente de engenharia de segurança do Google, no blog da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.