Plataforma criptográfica da ICP-Brasil vai ser totalmente nacional

0

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Segurança das Comunicações (Cepesc), órgão ligado à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entregou na semana passada dois exemplares do Gerador Aleatório, um dos componentes do hardware no qual estará baseada a plataforma criptográfica da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

O gerador, batizado de GA-ITI, foi entregue ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), responsável pelo desenvolvimento do hardware. A finalidade desse componente é permitir a criação de pares de chaves: uma chave pública e outra privada.

O coordenador geral de operações do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ricardo Valle, ressaltou que, com a entrega do gerador, cumpre-se uma etapa importante do projeto João de Barro, criado pelo ITI para criar e nacionalizar a plataforma criptográfica da ICP-Brasil. "Esse é mais um passo no planejamento de conclusão do desenvolvimento do hardware. É uma meta que foi prevista e atingida", disse.

O projeto João de Barro prevê o desenvolvimento de um hardware e de um programa de software livre para emitir chaves públicas e privadas da Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz). Segundo o coordenador da equipe de software do projeto no ITA, Rafael di Lego, com o gerador, a criação aleatória dos números por um hardware torna-se mais segura e eficiente do que se fosse feita por um software. O hardware permitir também que o par de chaves da AC-Raiz da ICP-Brasil seja guardado com mais segurança.

O próximo passo agora será integrar o software do projeto João de Barro, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e o hardware desenvolvido pelo ITA. Os testes de integração têm o objetivo de verificar a interoperabilidade do hardware e do software. O ITI é a Autoridade Certificadora Raiz da ICP-Brasil e, por isso, credencia as autoridades certificadoras de nível subseqüente e as autoridades de registro que emitem os certificados digitais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.