Em nota publicada em seu blog, a Cisco se desculpou pela polêmica criada em torno de um parágrafo constante nos termos de uso do Cisco Connect Cloud, serviço de gerenciamento baseado em nuvem oferecido como padrão a clientes de um modelo de roteador Linksys. O parágrafo se referia a atualização de um firmware do dispositivo e criou polêmica por envolver questões de privacidade.
“Nos desculpamos pela confusão e inconveniente que isso causou. Assuminos a responsabilidade pela falta de clareza, e estamos trabalhando para consertar”, disse no comunicado o vice-presidente e o gerente geral de rede doméstica da Cisco, Brett Wingo.
Apesar da desculpa e de alegar falta de clareza, o polêmico parágrafo era bem enfático sobre a questão – ao aceitar o uso do Cisco Connect Cloud, o usuário dava à empresa permissão para “manter os registros de algumas informações sobre seu uso”, inclusive dados de conexão e histórico da internet. “Reiteramos que, mesmo quando um usuário assina o serviço do Cisco Connect Cloud, a Cisco não rastreia ou guarda nenhuma informação pessoal a não ser o uso da internet”, afirma o vice-presidente. Segundo ele, a companhia mantém apenas os dados necessários para oferecer suporte ao serviço.
Wingo reforçou que o uso do serviço de gerenciamento não é obrigatório. Para isso, segundo ele, a companhia mudou a maneira pela qual o serviço é oferecido, facilitando a compreensão do usuário e a escolha por manter o método tradicional – gerenciamento do roteador por meio do PC ao qual ele é conectado. Essa maneira foi modificada para ser a configuração padrão do dispositivo.