O hackathon como indutor da inovação

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As organizações que promovem e incentivam a inovação estão em clara vantagem em um cenário de negócios competitivo e em constante evolução. Normalmente, são considerados "talentos criativos", em empresas de software, as pessoas que trabalham no marketing e em vendas, mas é importante não negligenciar a imaginação de engenheiros e tecnólogos, dado que a capacidade de resolver problemas em si é, fundamentalmente, um processo criativo. Embora lidem com códigos e lógica, a inspiração e a engenhosidade existem para ajudá-los a pensar lateralmente e a vencer os desafios de maneiras novas e exclusivas.

No entanto, o trabalho diário tende a sufocar a criatividade. Reuniões, conferências e e-mails podem, frequentemente, interromper linhas de pensamento, sem contar que, com os altos níveis de produtividade esperados, os funcionários geralmente focam na tarefa que estão executando, e não há espaço para os pensamentos se dispersarem. E é justamente nesses momentos que a criatividade tem uma chance de realmente florescer.

É aqui que entram os hackathons, eventos que podem ser realizados com o objetivo de dar aos funcionários a oportunidade de se afastar do trabalho diário, e proporcionar tempo e uma plataforma para se dedicar a algo completamente diferente, ampliando suas habilidades e conhecimentos de novas maneiras.

A experiência mostra que, para muitos funcionários, os hackathons tornam-se o ponto alto do ano, uma chance de se libertar da rotina diária e deixar a criatividade correr solta. Simplificando, eles são divertidos!

Usualmente, os hackathons giram em torno da criação de um protótipo de software que deve ser apresentado no final do evento. Todas as pessoas em funções técnicas devem ser convidadas a participar – desde os envolvidos diretamente em Pesquisa & Desenvolvimento e vendas técnicas, até equipes de entrega e suporte. Isso porque, além de permitir a identificação de novas ideias em toda a empresa, é uma oportunidade de aprender mais sobre os desafios que cada área está tentando resolver.

Ao envolver detentores de orçamento e tomadores de decisão no processo do hackaton, é possível que os resultados tenham um efeito ainda mais duradouro. e o que acontece depois da sua realização é ainda mais emocionante. As ideias podem ser adotadas e inseridas rapidamente nos planos de negócios e nos ciclos de desenvolvimento, levando a processos de negócios novos e aprimorados e/ou a novas soluções para os clientes.

Impulsionando uma cultura de inovação

Nos últimos três anos, a Aveva realizou seis desses eventos, nos quais 100 equipes apresentaram um total de 900 ideias. Inicialmente, nos concentramos nas equipes técnicas, mas, ao ampliar o escopo para incluir todos os colaboradores, notamos uma profusão de novas ideias. Até o momento, quatro já se tornaram produtos que agora estão nas mãos de nossos clientes, enquanto muitas outras estão atualmente em processo de desenvolvimento de P&D.

Além dos benefícios óbvios para os negócios e para o cliente, é importante observar que os hackathons também são ótimas plataformas para o reconhecimento da equipe, uma forma de celebrar a engenhosidade dos funcionários, e representam um momento de vitória para todos os envolvidos.

Os eventos de inovação podem assumir várias formas, não apenas hackathons, e as empresas devem intensificar a busca por novas maneiras de os funcionários trabalharem em projetos apaixonantes ou que lhes permitam liberar a sua criatividade. Ao fazer isso, eles continuarão a descobrir novas maneiras de resolver velhos problemas e novas ideias para transformar os negócios de seus clientes, ao mesmo tempo em que criam oportunidades únicas e proporcionam inovação para toda a empresa.

Simon Bennett, global head of Research da Aveva.

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