O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) contratou solução para aumentar o nível de proteção dos dados hospedados no Data Center do Estado, que fica na sede da autarquia, em Vitória.
O investimento contempla aquisição de firewall, recursos de backup, storage e servidores de rede que contribuirão para elevar a segurança das informações e modernizar o ambiente, considerado uma referência no setor público de Tecnologia da Informação (TI).
No data center estão dados de vários sistemas importantes para o Governo do Estado, como o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes); o DetranNET; o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga); o e-Docs (responsável pela tramitação de documentos e processos de forma eletrônica); o Sistema de Gerenciamento de Programas e Projetos do Governo do Espírito Santo (Siges); e o Sistema de Gestão Hospitalar da Secretaria da Saúde.
O ambiente também é responsável por hospedar informações do Acesso Cidadão (portal de login único para acesso aos serviços digitais do Poder Executivo Estadual), do Portal da Transparência e de cerca de 250 sites de órgãos públicos estaduais e municipais no Estado.
Para o presidente do Prodest, Tasso Lugon, é fundamental investir em recursos de segurança da informação para manter o alto nível de disponibilidade dos serviços do Data Center.
"Com a transformação digital se intensificando, os serviços digitais passaram a ter um valor ainda mais relevante no dia a dia dos cidadãos. Por isso, precisamos apostar em soluções que nos ajudem a proteger os dados sob a nossa responsabilidade com mais eficiência", afirmou Lugon.