Brasil e Polônia estudam acordo de cooperação tecnológica

0

Os governos do Brasil e Polônia estudam estabelecer um acordo internacional de cooperação científica e tecnológica que envolve, entre outras áreas, a de tecnologias da informação e comunicação (TICs).
Nesta quinta-feira, 6, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, recebeu a ministra da Ciência e do Ensino Superior da República da Polônia, Barbara Kudrycka.
O ministro destacou a evolução na formação de recursos humanos e lembrou que somente o CNPq financia hoje mais de 60 mil bolsistas. Atualmente, o número total de doutores no país com alguma atividade chega a 70 mil, além de outros 41 mil mestres, 118 mil pesquisadores, 50 mil doutorandos e 92 mil mestrandos, que mantém relação direta com o CNPq.
Rezende ressaltou ainda o crescimento no número de publicações científicas no país que, recentemente, subiu duas posições no ranking de artigos científicos publicados em 2008 e já ocupa a décima terceira posição. Em 2007, o Brasil estava no décimo quinto lugar, atrás da Holanda e da Rússia, nações que foram ultrapassados neste ano.
Outro ponto destacado pelo ministro foi a atuação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a forma de financiamento à pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos.
A ministra Barbara Kudrycka aproveitou o encontro para convidar o ministro a conhecer as ações nas áreas de ciência, tecnologia e inovação desenvolvidas na Polônia. De acordo com ela, o sistema de financiamento à pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos em seu país é semelhante ao modelo brasileiro. "Além de um sistema de financiamento semelhante, contamos com financiamentos que se restringem às pesquisas da própria Polônia, bem como às da Europa", enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.