A Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontou uma queda de 9,7% nas exportações de produtos de informática no primeiro semestre, em relação a igual período do ano passado. As exportações de produtos de telecomunicações, por sua vez, tiveram uma redução ainda maior, de 34,6% nos seis primeiros meses do ano, na mesma base de comparação.
Quando analisadas as importações para o período, por sua vez, os produtos de informática registraram elevação de 5,5% de janeiro a junho deste ano em relação aos mesmos meses de 2011. Em contrapartida, a importação de produtos de telecomunicações foi 13,7% inferior na mesma base de contraste, de acordo com os dados da Abinee.
Produção
A associação alertou para a desaceleração na produção física industrial do setor eletroeletrônico como um todo nos seis primeiros meses do ano. O declínio foi de 10%, um reflexo das vendas fracas no mercado interno. Segundo o presidente da Abinee, Humberto Barbato, os empresários ainda estão cautelosos em relação ao ambiente econômico, além de terem as exportações prejudicadas por problemas pontuais, como a situação econômica da Argentina.