Fórum apresenta case de gestão do Instituto Mexicano de Seguro Social

0

O Fórum Saúde Digital, que se realiza no dia 22 de agosto, em São Paulo, terá a presença de José Luis Romo Cruz, titular da unidade de planejamento estratégico do Instituto Mexicano del Seguro Social, IMSS, do México, para falar sobre o case de sucesso realizado na instituição com o objetivo de melhorar os índices de satisfação da população em relação ao IMSS.

Fundado em 1943, o Instituto Mexicano del Seguro Social atende aproximadamente 55 milhões de usuários e é a principal instituição de seguro social do México e um dos maiores do mundo. Em 70 anos de existência, o IMSS se estabeleceu como uma referência entre as instituições de seguridade na América Latina. No entanto, apesar do elevado padrão técnico, pesquisas realizadas demonstraram uma insatisfação dos usuários em relação à eficiência da instituição em todos os processos de gestão (prazos para agendamento de consultas, processos de atendimento, etc).

José Luis Romo Cruz explicará como grandes instituições públicas podem alcançar resultados significativos nesta área em pouco tempo. O executivo mostrará como a técnica de Balanced Scorecard foi implantada na instituição, proporcionando resultados positivos em apenas três anos.

O Balanced Scorecard é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/administrativos até os relativos aos processos internos, estabelecendo objetivos de qualidade (indicadores) para funções e níveis relevantes dentro da organização, ou seja, desdobramento dos indicadores corporativos em setores, com metas claramente definidas. Assim, esse modelo traduz a missão e a estratégia de uma empresa em objetivos e medidas tangíveis.

O setor de TIC na Saúde

O setor de TIC na área de saúde passa por um processo de elevado crescimento, com a padronização de processos, digitalização de documentos, uso de soluções de gerenciamento (ERP) e atendimento (CRM), modernização e consolidação de infraestrutura, adoção de ferramentas de segurança e certificação, telediagnósticos e telemedicina, entre outros.

Essa modernização, como o conceito de e-health, prevê melhor atendimento e compartilhamento de informações entre médicos, enfermeiros e paciente, que podem acessá-las inclusive por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. O aspecto da comunicação também ganha relevância, pois as redes da banda larga e, em breve, as redes 4G, permitirão a troca de grandes arquivos de imagens, comuns ao setor.

Essa integração entre tecnologia, soluções, inovações e negócios é importante para toda a cadeia da Saúde, quer pública ou privada, e estará presente nas discussões e apresentações da 3ª edição do Fórum de Saúde Digital, que é promovido pela revista TI INISDE  e organizaçõa da Converge Comunicações.. Mais informações sobre o evento e inscrições poderão ser obtidas no site www.tiinside.com.br/eventos ou pelo 0800 77 15 028

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.