A TAM Linhas Aéreas escolheu a CyberSource, uma empresa do grupo Visa, como provedora de soluções para a prevenção de fraudes no seu processo de venda on-line. Com os serviços, ela pretende reforçar, em tempo real, a segurança das transações comerciais realizadas por meio de suas plataformas digitais, garantindo aos clientes baixa vulnerabilidade a fraudes. O valor do contrato não foi revelado.
O principal serviço contratado pela companhia aérea chama-se Decision Manager, solução que possui o maior radar de detecção de fraudes do mundo. A CyberSource também proverá os serviços de monitoramento de desempenho e análise de pedidos.
“Estamos muito entusiasmados com a oportunidade de fornecer à TAM um serviço capaz de proteger os interesses de seus clientes no Brasil e no mundo e, ainda, de contribuir para que a companhia obtenha bons resultados em sua gestão de risco e fraudes”, afirma Fernando Souza, diretor geral da CyberSource no Brasil.
Com o Decision Manager, a TAM terá à sua disposição análises detalhadas das compras efetuadas em seu site. Cada pedido será submetido a mais de 250 testes em cerca de apenas dois segundos. Os resultados, que incluem avaliação das anomalias e correlações, além de uma pontuação de risco, serão balizados de acordo com os critérios e regras definidos pela companhia aérea. De acordo com o fluxo estabelecido, o pedido é aceito automaticamente, rejeitado ou encaminhado para análise manual. Além de reduzir o número de transações encaminhadas para análise manual, o Decision Manager é capaz de identificar operações fraudulentas com maior precisão, o que contribui diretamente para a elevação dos índic es de conversão de vendas.
“Nosso principal objetivo é manter elevado o nível de segurança de nosso processo de venda on-line. Fizemos uma ampla avaliação de mercado e a solução apresentada pela CyberSource destacou-se frente às demais”, comenta Bernardo Clementino, diretor de controladoria da TAM.
Quando o sistema de segurança rejeita cartões legitimos e até transações previamente autorizadas pelo cliente, como vem acontecendo, a TAM corre o risco de perder clientes que simplesmente não conseguem comprar as passagens que necessitam.