A Indra lança a GHybrid Engine combinaram sua iniciativas de Cloud (GPaaS da Indra e Google Cloud Platform) para colocar à disposição de seus clientes uma oferta de soluções avançadas que reúne as vantagens dos modelos suportados em nuvens privadas e públicas. Trata-se da primeira iniciativa conjunta desde a inclusão da Indra ao programa Google for Work Partner como Google Cloud Platform Technology Partner.
A GHybrid Engine proporciona serviços que facilitam a transição e adaptação de aplicações das empresas ao Cloud, assim como desenvolvimento em modo SaaS (Software as a Service) de novas soluções orientadas a resolver necessidades específicas. Os clientes poderão acessar um modelo híbrido que lhes permitirá utilizar tanto seus próprios data centers como servidores públicos sob demanda para mover informação e criar valor, monitorando e gerenciando de forma automatizada.
Google Cloud Platform compreende um conjunto de serviços modulares que permitem desde a criação de simples portais até o desenvolvimento de aplicações complexas gerenciadas com potentes capacidades de armazenamento e computação.
Por sua vez, o GPaaS é uma suíte de ativos composta, entre outros, por um gestor de infraestrutura (iGIM) e um marketplace de soluções (iGBC) que possibilitam o desenvolvimento, execução e exploração de aplicações na nuvem como serviço frente a modelos de licenças tradicionais. Com capacidades especiais como o multitenant (prestação de serviços a partir de uma mesma infraestrutura a vários clientes) compatibilidade com standards, escalabilidade, alta disponibilidade, monitoramento, segurança e capacidades de desenvolvimento sobre diversas infraestruturas (IaaS).
Otimização de recursos e automatização
Os serviços que serão oferecidos pelas companhias proporcionarão às pequenas, médias e grandes empresas a oportunidade de otimizar seus recursos e custos operacionais, automatizar processos, controlar sua própria informação de uma maneira unificada e incrementar sua capacidade de negociação ao gerenciar diferentes nuvens públicas (Amazon Web Service, VMWare RackSpace, entre outras) e privadas de forma transparente.
Alguns exemplos de serviços são a gestão unificada de provedores Cloud, de forma que as empresas poderão escolher o mais vantajoso sem ter que enfrentar custos adicionais de transporte de infraestrutura ou o desenvolvimento ágil de aplicações web de processos para PMEs, entre outros. Outro importante serviço é a transformação de aplicações que requerem otimização de recursos para garantir sua operação normal perante um aumento de acesso de usuários (por exemplo, o lançamento de um novo produto por meio de campanhas publicitárias). Além disso, pretende-se facilitar o uso em modo SaaS de aplicações verticais open source como WordPress, Joomla e Drupal.
A Indra completa a oferta com sua metodologia OpTImiza, para ajudar seus clientes a determinar a melhor estratégia de transformação para a nuvem, e que permite classificar de maneira objetiva as soluções de software de uma organização por dois fatores chave: o esforço de transformação e o valor esperado (valor adquirido com a transformação).
A proposta da Indra e do Google é oferecer uma solução completa de produtos e serviços, que inclui a consultoria, transformação de aplicações, assim como o desenvolvimento de novos serviços e sua operação.