Siemens implanta sistemade comunicação operacional e digitalização no RIOgaleão

0

Líder em inovação e soluções digitais para o mercado, a Siemens está implementando um novo sistema de comunicação operacional e digitalização de dados no RIOgaleão – Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Denominada AeroMACS (Aeronautical Mobile Airport Communication System), essa tecnologia de comunicação móvel por banda larga transmitedados e imagens em tempo real para os operadores do aeroporto, facilitando e otimizando toda a gestão do local,que recebe cerca de 15 milhões de passageiros e opera mais de 50 mil voos todos os anos.

Os dados são obtidos por meio de sensores e câmeras instaladas tanto em ativos móveis (ônibus de passageiros, veículos de operadores de pista, escadas de embarque, etc) quanto fixos (como radares e sensores da pista). O sistema foi desenvolvido em conjunto pelas áreas de Digital Industries e Smart Infrastructure da Siemens para atender as necessidades específicas do RIOgaleão.

Um exemplo de aplicação dessa solução inovadora é a verificação da lâmina d'água na pista, que hoje é realizada manualmente e informada por rádio à torre de controle, comunicação essa que é suscetível a falhas dependendo das condições no local. Com o AeroMACS, o veículo utilizado para a análise é equipado por câmeras e sensores que passam informações detalhadas e em tempo real aos operadores da pista, elevando o grau de confiabilidade e segurança por meio dos dados gerados.

Devido à complexidade operacional de um aeroporto, o novo sistema pode ter aplicações diversas para facilitar a gestão pelos operadores, como: monitoramento de veículos, fluxo de passageiros em áreas específicas; maior controle das aeronaves na pista; entre outros.

Por introduzir uma nova tecnologia na gestão dos aeroportos, a operação desse sistema no RIOgaleão está em período de testes e sua licença está em análise por órgãos como Anatel e ANAC com previsão de ser regulamentada até o final deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.