IDC calcula crescimento de 12,3% do mercado de inteligência artificial este ano

0
18

As receitas mundiais do mercado de inteligência artificial (IA), incluindo software, hardware e serviços, deverão totalizar US$ 156,5 bilhões em 2020, um aumento de 12,3% em relação a 2019. O crescimento deste ano é um pouco mais lento que nos anos anteriores devido ao impacto econômico da COVID-19, calcula a IDC. Mesmo assim, o investimento em IA se recuperará rapidamente. Uma nova previsão do Rastreador Semestral de Inteligência Artificial da IDC Worldwide mostra receitas mundiais que ultrapassam US$ 300 bilhões em 2024, com uma taxa de crescimento anual composta de cinco anos de 17,1%.

A base de software deve concentrar os maiores investimentos, com aproximadamente 80% de toda a receita de IA. Nesta categoria, a maior parte da receita deve ser gerada pelas aplicações (AI Applications) – US$ 120,4 bilhões em 2020, seguidas dos aportes em plataformas (AI Software Platforms) – US$ 4,3 bilhões.

Aplicativos AI de CRM e Aplicativos AI de ERM são os dois maiores segmentos, com 20% e 17% de participação no mercado de Aplicativos AI, respectivamente. Outros segmentos-chave incluem IA para fluxo de trabalho de conteúdo e aplicativos de gerenciamento, aplicativos de produção e aplicativos colaborativos. Embora o software continue sendo a maior categoria ao longo da previsão, também verá o crescimento mais lento, com um crescimento de 16,7% em cinco anos.

"O papel dos aplicativos de IA nas empresas está evoluindo rapidamente. Está transformando a maneira como seus clientes compram, seus fornecedores entregam e seus concorrentes competem. Os aplicativos de AI continuam na vanguarda das iniciativas de transformação digital (DX), impulsionando a inovação e a melhoria às operações comerciais ", disse Ritu Jyoti, vice-presidente do programa de Pesquisa em Inteligência Artificial da IDC.

Espera-se que os aplicativos de IA do CRM ocupem o centro do mercado de aplicativos de IA, tanto em termos de tamanho quanto de oportunidades de crescimento, nos próximos anos. "Customer Experience (CX) é a nova marca. Os principais fornecedores de CRM estão impulsionando a interseção entre CRM e CX, que ajudam a criar estratégias que melhoram a experiência de seus clientes e de seus funcionários com seus negócios", acrescentou Ritu.

Em termos de compartilhamento de fornecedores, a Adobe ocupou o primeiro lugar em aplicativos de CRM centrados em IA, enquanto a Microsoft foi a número 1 em aplicativos de CRM não centrados em AI. Enquanto isso, nos aplicativos ERM AI, Ceridian e Intuit ocupam o primeiro lugar nos tipos centrado em IA e não centrado em IA, respectivamente. Quanto ao restante do mercado de aplicativos de IA, a IBM ocupa a primeira posição no tipo centrado em AI, enquanto a Microsoft ocupa o primeiro lugar no tipo não centrado em AI.

A segunda maior categoria de IA é de serviços, cujas previsões da IDC atingirão US$ 18,4 bilhões em 2020, um aumento de 13% ano a ano. No mercado de serviços de IA, os Serviços de TI da AI representam quase 80% da receita da categoria, com os Serviços de Negócios da AI oferecendo o restante.

"A pandemia interrompeu o impulso do crescimento do mercado de serviços de IA em quase todas as regiões", disse Jennifer Hamel, gerente de pesquisa, Analytics e Intelligent Automation Services. "No entanto, a demanda da empresa por recursos de IA para suportar a resiliência dos negócios e aumentar a produtividade humana sustentará uma expansão de dois dígitos em 2020, mesmo quando outros projetos discricionários sofrerem atrasos".

A crescente demanda por conhecimento técnico na incorporação de tecnologias que permitem IA em programas de análise de negócios e automação inteligente levou a um cenário de fornecedor de serviços de IA altamente competitivo e fragmentado. Atualmente, o Tracker publica mais de 150 empresas sob serviços de IA. As 5 principais empresas em termos de participação de mercado – IBM, Accenture, Deloitte, Infosys e Cognizant – capturaram cerca de um terço do mercado mundial de serviços de IA em 2019.

A IDC espera que as receitas de hardware de IA (servidor e armazenamento combinados) atinjam US$ 13,4 bilhões em 2020, representando 10,3% de crescimento ano a ano, o que é uma queda significativa em relação ao ano anterior, quando cresceu 33,4%. No mercado de hardware, o IA Storage deve crescer 11,4% este ano, um pouco à frente do AI Server, que deve crescer 10,1%. No entanto, de uma perspectiva de tamanho, o AI Server é responsável por mais de 80% da receita total de hardware da AI. Prevê-se que o mercado geral de hardware tenha uma forte recuperação, com crescimento de 35,5% ano a ano no próximo ano, liderado pela AI Storage, que deve crescer 43,1% ano a ano.

Amita Potnis, diretora de pesquisa da Enterprise Infrastructure Practice da IDC, explica ainda: "Embora o mercado geral tenha sofrido uma desaceleração devido à pandemia do COVID-19, os investimentos em infra-estrutura de inteligência artificial e de análise continuarão, e talvez aumentem, em setores específicos, como ciências da vida , saúde e mídia e entretenimento. O armazenamento terá um crescimento mais forte do que os servidores devido à nova geração de dados, juntamente com os conjuntos de dados existentes que serão selecionados para dar suporte aos modelos de IA com maior adoção de sistemas de arquivos paralelos de alto desempenho e armazenamento de objetos totalmente em flash".

"O mercado de servidores de IA deve retornar à sua trajetória de crescimento anterior em 2021, mas com os EUA não tendo a pandemia sob controle, o crescimento de 2021 nos EUA será menor do que na China e na Europa Ocidental", disse Peter Rutten, diretor de pesquisa na prática de infraestrutura empresarial da IDC.

Em termos de compartilhamento de fornecedores, as três principais empresas do AI Server são Dell, Hewlett Packard Enterprise e Inspur. Eles são os únicos três concorrentes com participação de mercado de dois dígitos nesse espaço de mercado. No mercado de armazenamento de IA, a Dell Technologies, NetApp e Hewlett Packard Enterprise ocupam as três primeiras posições.

Deixe seu comentário