e-PING recebe sugestões em audiência pública

0

A audiência pública sobre o e-PING, conjunto políticas e especificações técnicas que vai regulamentar a utilização da tecnologia de informação e comunicação (TIC) no governo federal, foi realizada na segunda-feira (4/9), em Brasília. Durante o encontro, representantes dos cinco grupos de trabalho (interconexão, segurança, meios de acesso, organização e intercâmbio de informações e áreas de integração para governo eletrônico) formados para avaliar a estrutura do e-PING, apresentaram mudanças e receberam sugestões sobre cada tópico da proposta. A previsão é que o projeto, que teve início em julho de 2003, tenha sua versão 2.0 concluída até novembro.

Na abertura do evento, o presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, ressaltou a importância desse trabalho para a constituição de um modelo ?exitoso e produtivo? dos padrões de interoperabilidade de governo eletrônico. ?Hoje, o e-PING é um núcleo sólido e sadio do governo eletrônico. Com profissionais de alta qualidade técnica e uma relação com a sociedade garantida e produtiva?, concluiu.

O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, destacou a importância dos Padrões para a troca de dados e informações na administração pública. Segundo ele, esse padrão é essencial para possibilitar a convivência entre sistemas desenvolvidos em épocas diferentes e com tecnologias distintas. ?O e-Ping visa criar as premissas para que esse processo ocorra de forma simplificada?, afirmou. ?É preciso ter regras que tratem essa complexidade e simplifiquem o Estado Brasileiro para o que ocorre na camada de sistemas do Governo não interfira na camada de serviços prestados à população?, salientou.

A consulta pública, assim como as audiências públicas, visam fornecer subsídios para a publicação da versão 2.0 do documento. As contribuições serão aceitas até 17 de outubro e podem ser encaminhadas pelo sítio: http://www.governoeletronico.gov.br/ (consultas públicas ? consultas em andamentos)

A arquitetura e-PING ? define um conjunto mínimo de premissas, políticas e especificações técnicas que regulamentam a utilização da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no Governo Federal, estabelecendo as condições de interação com os demais Poderes e esferas de governo e com a sociedade em geral. Essa arquitetura possibilita que mesmo sistemas com aplicações diferentes possam gerar e trocar informações em tempo real.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.