Após dois anos de maturação, a empresa gaúcha ilegra passa a oferecer oficialmente o DBA as a Service (DBAaaS), modelo de infraestrutura de banco de dados totalmente diferente dos padrões atuais do mercado nacional.
Conforme explica o diretor da empresa, Ivã Boesing, a diferença encontra-se principalmente na mudança do paradigma que orienta o mercado brasileiro hoje em dia. "Deixamos de alocar um profissional dentro da estrutura do cliente para disponibilizar 230 anos de expertise coletivo, representados pela soma da trajetória de toda a nossa equipe de profissionais", completa. Atualmente, a empresa atua com mais de 40 colaboradores específicos para a área de DBAaaS. "Além disso, possuímos um índice de turnover baixíssimo, que não ultrapassa 5%, o que nos dá uma vantagem em relação à capacidade de resolução de problemas", completa.
Outro diferencial é a existência de um service manager (gerente de conta), que tem a responsabilidade de conhecer em profundidade o ambiente de TI do cliente. Este profissional acompanha permanentemente o desenvolvimento do serviço, estando sempre presente em todas as discussões e procedimentos realizados para o contratante, podendo colaborar ainda na definição de estratégias, arquiteturas de ambientes e direcionamentos tecnológicos.
No novo modelo, há basicamente duas formas de contratação: de acordo com as especialidades requisitadas (tecnologias) ou de acordo com o nível de atendimento (prata, ouro, diamante ou customizado).
Segundo Boesing, a ilegra é capaz de atingir um tempo de resposta em cinco minutos, quando os valores mínimos do mercado são de 15 minutos. A empresa ainda garante os níveis de serviço através da utilização de processos formais baseados em ITIL (biblioteca de boas práticas para serviços de TI).
As vantagens propiciadas pelo DBAaaS são a possibilidade de estabelecimento de um custo mensal fixo, a escalabilidade de profissionais, a experiência coletiva somada e compartilhada na equipe, equipes e processos prontos para suporte 24x7x365, eliminação de custos com recrutamento, e treinamento e retenção de recursos humanos. Atualmente, a ilegra atende 20 clientes no modelo de DBA como serviço, sendo 50% destes na América do Norte e Europa, 45% no Brasil e os 5% restantes na América do Sul.
Para Boesing, esta é uma evolução natural do serviço. "Muita gente ainda confunde o que oferecemos com o atendimento tradicional, ou seja, realizado por apenas um profissional específico e definido para este trabalho. O que propomos é um trabalho realizado por equipe, ininterrupto, sem férias, faltas ou turnover, sem paralisação", finaliza.
- Mercado