Santa Casa de Maceió economiza R$7 milhões com sistema eletrônico de compras

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A Santa Casa de Misericórdia de Maceió enfrentou inúmeras dificuldades quando adotou o sistema Bionexo em 2008, mas considera a fase ruim um trauma do passado. A prova é que, no ano passado, a instituição acumulou uma economia total de R$ 7.776.774,79, conforme detalhou o gerente de suprimentos do hospital, Severino Moura. O valor representa 26,4% de economia, "percentual bem acima da média nacional de 14%", comemora o executivo, ao assegurar que a Santa Casa de Maceió é a quinta maior empresa do setor de saúde em sustentabilidade financeira.

Segundo Moura, até 2008 a instituição adotava uma ferramenta de compras coletivas chamada Síntese. A tecnologia possibilitava a negociação coletiva com alguns hospitais da região Nordeste, que se uniram para economizar, utilizando como moeda de troca o volume transacionado. Em meados de 2008, porém, a solução da Bionexo foi apresentada seguindo uma indicação do antigo diretor administrativo e financeiro da Santa Casa de Salvador, Saturnino Rodrigues. Ele, de acordo com Moura, enviou o gestor de suprimentos da instituição que dirigia para mostrar as funcionalidades da ferramenta à equipe do Hospital de Maceió.

A ideia foi "comprada" pela Santa Casa de Maceió de imediato, que atraída pela redução média de 14%, prometida pela plataforma Bionexo. Moura conta que a solução entrou em operação em outubro de 2008, quando foram cadastrados todos os preços de aquisição dos insumos hospitalares e que ainda hoje servem de parâmetro para a avaliação de desempenho da instituição.

A plataforma da Bionexo informa a variação de preço em tempo real, e, dessa forma, possibilita que o profissional compare e identifique as oportunidades mais convenientes com a realidade da instituição no momento. Para tanto, o comprador cadastra sua necessidade e os fornecedores, que fazem parte do grupo de empresas inscritas, apresentam seus preços. A solução também documenta as etapas das transações, o que acaba por facilitar a prestação de contas e diminui os riscos de fraudes, já que permite gerar relatório em tempo real.

Economia palpável

De forma mais efetiva, o projeto aconteceu a partir de 2009, mas com resultados ainda tímidos em relação à performance atual, em razão da dificuldade de adaptação dos fornecedores à cotação eletrônica de preços. Nesse período, o sistema abrangia apenas 22% do volume de transações realizadas de materiais e medicamentos, segundo Moura.

A partir de 2010, porém, a equipe de suprimentos estabeleceu uma meta: no mínimo 70% das compras deveriam ser realizadas por meio da plataforma eletrônica. E os fornecedores que não quisessem aderir deveriam ser substituídos, uma medida fundamental para a conquista de resultados mais assertivos. Naquele ano, a instituição alcançou o volume de compras, na plataforma Bionexo, de mais de 92%.

Em 2011, o hospital se superou, economizando mais de R$ 7 milhões. Como diferenciais motivadores para tal conquista, Moura destaca o apoio integral de toda a alta direção da instituição para que fosse possível realizar as atuais mudanças estruturais na cadeia de suprimentos. Além disso, ele ainda comenta sobre o envolvimento da equipe de compras, e também do serviço de farmácia, que "aderiu ao projeto de forma irrestrita, trabalhando de forma incansável na padronização de novas marcas, visando aumentar o leque de oportunidades, para aumentar a concorrência e, conseqüentemente, reduzir os custos.

De acordo com Moura, a ferramenta Bionexo contribuiu de forma expressiva no alcance das metas da equipe de suprimentos da Santa Casa de Maceió, ou seja, "reduzir custos e aumentar a rentabilidade com materiais e medicamentos", expõe. Ele também afirma ser importante a centralização, "ter em um só lugar as informações cadastrais e legais dos fornecedores, aumentando a confiabilidade das nossas compras, que passaram a ser monitoradas e rastreadas", comenta.

Segundo o gerente de suprimentos, hoje, a cada cotação realizada, a instituição recebe em média 15 respostas de fornecedores diferentes, "sendo este processo extremamente transparente". Ele explica que o motivo para tal número é a credibilidade que o hospital conquistou no mercado, já que sempre efetuam o pagamento no dia determinado.

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