Estimativas do instituto de pesquisa eMarketer apontam que este ano anúncios em dispositivos móveis nos Estados Unidos renderão mais receita ao Twitter do que ao Facebook. O microblog deverá embolsar US$ 129,7 milhões, contra US$ 72,7 milhões do Facebook.
A expectativa dos analistas do eMarketer, entretanto, é que esse quadro não se mantenha por muito tempo. Eles preveem que as receitas com publicidade móvel do Facebook crescerão mais de 500%, saltando de US$ 72 milhões em 2012 para US$ 387 milhões em 2013, e atingindo US$ 629 milhões em 2014. Isso colocará a maior rede social do mundo atrás apenas do Google, líder absoluto em receita com anúncios móveis.
Em sua análise, os especialistas do e-Marketer dizem que a posição atualmente desvantajosa do Facebook no ranking de receitas com publicidade móvel se deve, entre outros fatores, ao bom desempenho do Twitter nessa área e à demora do Facebook em lançar seus produtos. Suas histórias patrocinadas no feed de notícias para celular, por exemplo, só foram lançadas este ano.
No ranking dos sites que mais recebem receitas com publicidade em celular nos Estados Unidos, o Google – e sua rede AdMob – mantém o domínio absoluto, empurrado principalmente pelo seu motor de busca.
O site de streaming de música Pandora vem em seguida, com receitas estimadas em US$ 226 milhões este ano e US$ 449 milhões em 2014, o que lhe renderá a terceira posição, atrás do Google e do Facebook