Atenta ao aumento de fraudes, principalmente, no que envolve a invasão a contas e transações fraudulentas, a Minds Digital, IDtech de biometria de voz que completa cinco anos neste mês, lança dois produtos para empresas que necessitam de processos mais confiáveis para proteger seus usuários: Minds for WhatsApp e Minds for App.
Com o Minds for WhatsApp, é possível reconhecer clientes que estão cadastrados por meio da voz. De acordo com Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, a solução irá aumentar a segurança das operações feitas pelo canal, como abertura de contas digitais e alterações cadastrais. "O WhatsApp é o aplicativo que as pessoas mais utilizam em seu dia a dia, em diversas situações. Com a nossa solução, conseguimos verificar, por meio da confirmação por áudio, se quem está pedindo um cartão de crédito ou empréstimo é realmente o cliente", explica.
A outra solução, o Minds for App, tem a função de autenticar com biometria de voz qualquer operação do usuário no aplicativo, do onboarding à validação de pagamento. Dessa forma, as transações fraudulentas podem ser evitadas mesmo no caso de celulares furtados, reduzindo as perdas financeiras e o prejuízo à reputação da marca. "Os nossos softwares possuem uma série de códigos prontos que facilitam a integração com outros sistemas, incluindo aqueles que estão nos aplicativos das companhias", conta Marcelo.
As novas soluções auxiliam bancos, fintechs, seguradoras, telecom e outros mercados, a identificar fraudes de identidade e comportamentos suspeitos em diferentes canais de atendimento e vendas. Além delas, a solução Minds for Call Center, já em prática no mercado, permite que as empresas de call center otimizem a jornada do usuário na central telefônica de atendimento, uma vez que os identificadores pessoais (PID) são substituídos pela autenticação por voz.
O processo pode agilizar o atendimento e trazer ROI já no primeiro dia de implementação. "Nessa solução, é possível identificar a voz em até 1 segundo. A biometria de voz já chegou a prevenir R$ 20 milhões em uma única instituição financeira", revela Peixoto.
Segundo o executivo, as três soluções utilizam algoritmos aplicados à voz para identificação e prevenção de fraudes do onboarding aos pagamentos. Para Peixoto, elas ajudam as empresas a terem uma estratégia de confiança no que tange à segurança digital. Nesse caso em específico, a inteligência artificial pode ser utilizada para detectar e acompanhar a evolução das táticas usadas pelas quadrilhas de fraudadores, pois fornece dados e insights para as áreas de gestão de risco e prevenção à fraude nas empresas. "Nós estamos sempre aprimorando nossos produtos para garantir que os resultados sejam cada vez mais personalizados para cada cliente. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do usuário, tendo como base a segurança e confiança no serviço", complementa o CEO.