Telhanorte cria assistente virtual para vendedores e aumenta venda média em 29%

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Diante do desafio de atender de forma mais efetiva seus clientes, a Telhanorte, pertencente ao maior grupo de lojas de materiais de construção do Brasil, desenvolveu a assistente virtual TINA. A plataforma é baseada em algoritmos de inteligência artificial para dar informações de suporte aos cerca de 1,5 mil membros da força de vendas das lojas nos três estados de atuação, seja nas vendas presenciais ou por WhatsApp.

TINA é a assistente virtual que apoia os vendedores da Telhanorte em suas vendas (imagem: divulgação).

Iniciado no fim de 2021, o projeto já tem garantido resultados expressivos para a varejista, de acordo com Ricardo Pontes, gerente de Novos Negócios da Telhanorte. "Registramos um crescimento de 29% de venda média mensal por vendedor da rede, quando comparado ao período anterior ao uso da ferramenta", afirma.

A TINA atua como uma coach, enviando dicas e orientações para cada vendedor potencializar suas vendas e atender melhor o cliente. O uso da inteligência artificial permite entender o desempenho de cada um, seus objetivos, e assim passar as melhores orientações para atingir os resultados. Por meio da plataforma, também é possível que o vendedor acompanhe sua performance, assim como seu supervisor, que poderá apontar o que pode ser melhorado no dia a dia.

"A melhoria da produtividade e das vendas através do uso de Inteligência Artificial também trouxe um benefício muito grande no engajamento da equipe, o que se refletiu nos ganhos de cada um. É muito gratificante ver que nossos colaboradores estão conseguindo tirar sonhos do papel e ver como o digital pode influenciar positivamente a vida das pessoas", complementa Pontes.

Quando o vendedor atinge as metas, a TINA também comemora o resultado alcançado com o profissional, sendo um importante elemento motivacional para o dia a dia do trabalho. Os melhores vendedores do mês são destacados na plataforma, valorizando os profissionais que mais se dedicaram e puderam utilizar com inteligência e produtividade a ferramenta.

"Em média, cada usuário acessa a plataforma sete vezes e dedica em torno de 14 minutos de navegação por dia, o que acreditamos ser um tempo interessante quando comparamos com o tempo médio destinado pelas pessoas nas principais redes sociais", acrescenta Pontes.

A ferramenta também já está sendo utilizada por vendedores da Tumelero e a rede pretende implementar nas demais unidades de negócio: Telhanorte Já! e Tumelero Já! (home center de vizinhança), Telhanorte Conceito (voltada a especificadores) e Obra Já! (voltada a profissionais da obra).

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