As estratégias e diretrizes adotadas pelo Brasil para o desenvolvimento de políticas de Governo Eletrônico voltadas aos cidadãos foi o tema da exposição do secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, no Fórum Ibero-americano sobre estratégias políticas, sociais e institucionais para o desenvolvimento do Governo Eletrônico.
O evento, encerrada nessa sexta-feira (06/10), em Madri, Espanha, foi organizado pelo Centro Latinoamericano de Administração para o Desenvolvimento (Clad), em parceria com o governo e instituições daquele país. Santanna foi o representante do governo brasileiro. Participaram do encontro representantes da Argentina, Chile e México.
O Brasil foi convidado a participar do evento por causa de suas experiências na implantação de sistemas de governo eletrônico. Santanna abordou a implantação unificada de serviços por meios eletrônicos (e-serviços) no Governo Federal, a definição e implantação de padrões de qualidade para e-Serviços e o desenvolvimento de estudos que permitam acompanhar a evolução do Governo Eletrônico no país.
O secretário destacou, também, iniciativas como os Padrões de Interoperabilidade de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING), as pesquisas já desenvolvidas para avaliação e monitoramento dos serviços de e-serviços no Brasil, as ações em curso na área de software livre e as iniciativas do Programa Brasileiro de Inclusão Digital.
A urna eletrônica, a declaração de Imposto de Renda por meios eletrônicos e o pregão eletrônico do Governo Federal ? modalidade licitatória mais utilizada nas aquisições federais ? também mereceram destaque.
O Fórum Ibero-Americano foi organizado com o objetivo de analisar processos e estratégias de promoção e implantação de governo eletrônico na região Ibero-americana, formular recomendações conjuntas e propor estratégias políticas, sociais e institucionais que proporcionem a promoção, o desenvolvimento e a consolidação do governo eletrônico na região.