Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de e-Business com 42 empresas brasileiras de médio e grande portes revela que o marketing na internet é a principal competência que vem sendo desenvolvida dentro das áreas de marketing e comunicação.
Para 80% das empresas consultadas na pesquisa ?Panorama do Cenário do Uso do Canal Web com Foco no Maketing e Comunicação nas Empresas Brasileiras?, a utilização da internet como um canal de relacionamento é imprescindível.
A pesquisa mostra que todas as empresas entrevistadas possuem algum tipo de website. Os portais, que antes tinham um caráter fundamentalmente institucional e informativo, tornaram-se uma ferramenta de negócios online e de relacionamento.
Das empresas consultadas, 36% ainda utilizam a internet para fins institucionais, enquanto 44% direcionam o site para informações de produtos e serviços (catálogo eletrônico). Segundo a pesquisa, 47% delas fazem vendas eletrônicas e 50% já estão em um estágio de relacionamento, provendo serviços de valor para os clientes.
Em relação à utilização de ferramentas de comunicação digital, o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado por 83% das companhias. A grande tendência de crescimento está no conteúdo para dispositivos móveis, com 76% de pretensão para o início de uso, seguido pelo chat on-line, com 59%. Muitas empresas (54%), estão apostando na oferta de serviços, incluindo tracking, emissão de segunda via, status financeiro (em B2B), comunidades, jogos (B2C), etc.
A pesquisa mediu, também, o estágio de interação oferecido aos visitantes e clientes por perfil de mercado. Observa-se que os portais para consumidores (B2C) estão um pouco mais evoluídos do que os voltados ao para empresas (B2B).