Estudo traça panorama do marketing digital nas empresas brasileiras

0

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de e-Business com 42 empresas brasileiras de médio e grande portes revela que o marketing na internet é a principal competência que vem sendo desenvolvida dentro das áreas de marketing e comunicação.

Para 80% das empresas consultadas na pesquisa ?Panorama do Cenário do Uso do Canal Web com Foco no Maketing e Comunicação nas Empresas Brasileiras?, a utilização da internet como um canal de relacionamento é imprescindível.

A pesquisa mostra que todas as empresas entrevistadas possuem algum tipo de website. Os portais, que antes tinham um caráter fundamentalmente institucional e informativo, tornaram-se uma ferramenta de negócios online e de relacionamento.

Das empresas consultadas, 36% ainda utilizam a internet para fins institucionais, enquanto 44% direcionam o site para informações de produtos e serviços (catálogo eletrônico). Segundo a pesquisa, 47% delas fazem vendas eletrônicas e 50% já estão em um estágio de relacionamento, provendo serviços de valor para os clientes.

Em relação à utilização de ferramentas de comunicação digital, o e-mail marketing foi apontado como o recurso mais utilizado por 83% das companhias. A grande tendência de crescimento está no conteúdo para dispositivos móveis, com 76% de pretensão para o início de uso, seguido pelo chat on-line, com 59%. Muitas empresas (54%), estão apostando na oferta de serviços, incluindo tracking, emissão de segunda via, status financeiro (em B2B), comunidades, jogos (B2C), etc.

A pesquisa mediu, também, o estágio de interação oferecido aos visitantes e clientes por perfil de mercado. Observa-se que os portais para consumidores (B2C) estão um pouco mais evoluídos do que os voltados ao para empresas (B2B).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.