Menos de 6% dos consumidores utilizam a web para compras, diz pesquisa

0

No primeiro semestre, as vendas on-line no Brasil movimentaram R$ 3,8 bilhões, crescimento de 290% frente ao mesmo período de 2005, de acordo com dados apurados pelo Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar-Fia), da USP, em parceria com a Felisoni & Associados.

O levantamento revela que, apesar de 78% dos entrevistados utilizarem a internet, menos de 5,8% disseram utilizar esse canal para comprar eletrodomésticos, áudio e vídeo e eletroportáteis. A pesquisa constatou que um dos inibidores do uso da web para a compra de produtos é o hábito da negociação de preços ou de condição de pagamento – possível apenas no varejo tradicional – citado por 85% dos entrevistados.

A lojas especializadas e grandes redes foram citadas pelos consumidores como o canal de compras preferido. Outro aspecto interessante verificado pela pesquisa é que, considerando que as categorias de produtos caracterizam-se por produtos encontrados em diferentes varejistas, 94% dos consumidores afirmaram pesquisar antes de efetuar suas compras.

Um dado importante apontado pelos consumidores é o uso do crediário na realização de compras: 58% dos entrevistados disseram já ter deixado de comprar algum bem por causa da taxa de juros elevada; 44,1% dos consumidores de linha branca afirmaram preferir pagar suas compras com crediário, contra 33,5% de eletroportáteis e 42% de áudio e vídeo que preferem pagar com cartão de crédito.

Na escolha do local de compra, os consumidores destacaram os seguintes atributos: condições de pagamento, prazo de entrega, atendimento, ambiente de loja e preço do produto.

Para o levantamento foram ouvidos 429 consumidores de linha branca, áudio e vídeo e eletroportáteis, da região Sul da cidade de São Paulo, que já tivessem comprado pelo menos um produto dos segmentos relacionados.

Do total entrevistado, 42% enquadram-se nas classes sócio-econômicas B1 e B2; as mulheres foram responsáveis por 53% das respostas; 54% dos participantes possuem idade entre 21 e 40 anos; 58% declararam-se casados; 51% são trabalhadores com emprego formal; e 64% afirmaram ter moradia própria. Outras características da mostra são referentes aos 42% que informaram ser chefe de família, sendo que 37% têm ensino médio completo ou superior incompleto; e aos 70% dos respondentes que têm filhos, sendo que 58% têm dois ou três.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.