O Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) está começando a utilizar um modelo ágil de gestão Scrum, para permitir a construção e evolução gradativas dos sistemas, além de respostas mais rápidas às necessidades dos clientes.
A nova metodologia já está sendo usada em alterações realizadas no Portal da Transparência e na criação do sistema de gestão do Programa Bolsa da Educação Profissional Técnica da Secretaria de Estado de Educação (Sedu).
No formato tradicional, a entrega do software ocorre após um longo processo de desenvolvimento. Já o modelo Scrum prevê entregas parciais para o cliente durante todo o processo. A intenção é garantir que as expectativas sejam alinhadas e que eventuais dificuldades sejam identificadas o mais cedo possível.
Na avaliação do gerente de Sistemas do Prodest, Renato Machado Albert, o modelo vai contribuir para a melhoria dos serviços prestados pela autarquia. "Essa metodologia tem uma estratégia de entregas em períodos curtos e constantes, promovendo uma maior interação com os usuários. A priorização das pendências é feita de forma colaborativa, prevendo a participação do cliente na escolha daquelas que agregam valor ao seu negócio. Com certeza, isso dará maior confiança aos nossos serviços", explica.
O gerente de Sistemas também considera que o modelo proporciona melhores resultados aos projetos devido à maior integração da equipe. "O Scrum é uma realidade na iniciativa privada e em muitos órgãos públicos de TI. O processo de desenvolvimento do Prodest está sendo adaptado para trabalhar com esse modelo. Pretendemos utilizá-lo sempre que for considerado o mais vantajoso para os nossos clientes", enfatiza.