Tecnologia, home office e a transformação do mercado imobiliário

1

A tecnologia é uma grande aliada e uma ferramenta cada vez mais fundamental para o mercado imobiliário. Comprar, alugar, decorar e reformar imóveis são possibilidades que já estão a alguns cliques de consumidores e investidores. E a pandemia acelerou esse processo de transformação do setor.

Um bom exemplo disso é que apartamentos na planta já planejados com espaços para o home office. Está é a nova tendência do mercado imobiliário. De acordo com a última pesquisa "Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro", realizada pelo DataZap, braço de inteligência imobiliária da Zap+, a pandemia da Covid-19 alterou as preferências dos brasileiros na busca por imóveis. A cada dez brasileiros, quatro intensificaram a sua procura. No ano passado, a proporção estava em quatro consumidores para cem.

Entre os entrevistados, 62% afirmaram que buscam imóveis com ambientes bem divididos, enquanto 45% consideram importante ou muito importante morar em uma casa por conta do espaço disponível. Ainda 9% dos entrevistados declararam ter mudado a forma de procurar imóveis por conta das características desejadas. Em março do ano passado, esse dado correspondia ao percentual de 0,1%.

E duas palavras emprestadas do idioma inglês explicam os números da pesquisa: home office. A adaptação ao trabalho remoto teve um impulsionamento gigantesco por conta da nova realidade trazida pela crise sanitária. Isso fez com que os compradores de imóveis na planta passassem a buscar locais mais adequados para conciliar o trabalho com a família e com outras questões domésticas. O mercado imobiliário agora tem acompanhado essa demanda.

E nessa esteira, a ApeMais, startup que tem buscado facilitar a vida de compradores que buscam apartamentos adaptados para o home office, tem disponibilizado plantas pré-cadastradas e projetos digitais 3D personalizados para interessados em reformar apartamentos de acordo com as suas necessidades de trabalho. O projeto tridimensional permite que o interessado veja com facilidade como será transformado o espaço. Desse modo, a tecnologia torna possível que seja reduzido o prazo de execução da obra, além de dispensar a realização de reuniões relacionadas ao projeto arquitetônico e ao orçamento.

As surpresas na reforma de apartamentos são inevitáveis e as necessidades de transformar o imóvel só aumentaram com a adaptação ao home office, o que faz com que seja cada vez mais necessário economizar tempo e dinheiro. A tecnologia hoje permite isso e é preciso que os brasileiros cada vez mais aprendam a fazer o uso dela. Na ApeMais, por exemplo, é possível realizar um projeto de maneira rápida e a reforma pode ser entregue em 90 dias.

As soluções tradicionais para reforma, existentes hoje no mercado, costumam gerar dor de cabeça para os brasileiros no processo de preparar e conduzir obras em seu lar. A experiência de realizar uma reforma residencial é quase sempre traumática e chega a custar três vezes mais do que o planejado. É preciso fugir dos altos custos e evitar tornar a reforma complexa sem que haja necessidade.

O processo tradicional envolve agendar uma reunião com o arquiteto para reformar o apartamento, assistir à apresentação do profissional e aguardar a confecção do orçamento. Além disso, é preciso ajustar o orçamento por diversas vezes e dar início à obra, momento em que é comum se deparar com uma série de surpresas que fazem com o serviço se torne muito mais caro do que se esperava. O sonho se torna um pesadelo com o estresse que envolve o período de reforma que pode chegar a mais de seis meses até a sua conclusão.

Já a experiência com a tecnologia, o consumidor repassa a tarefa de gerenciar a reforma por completo, desde o desenvolvimento do projeto, passando pelo recebimento de materiais e o seu acompanhamento até o acabamento. A ApeMais conta com plantas pré-cadastradas e oferece aos clientes projetos digitais 3D personalizados para cada caso. O projeto tridimensional permite que o proprietário da residência veja com facilidade como será transformado o espaço. E ao oferecer soluções personalizadas evita uma série de surpresas indesejáveis na reforma.

Os projetos estilizados que confeccionamos para apartamentos na planta significam, além de facilidade, uma enorme economia de tempo e dinheiro. A tecnologia hoje permite isso e é preciso que os brasileiros cada vez mais aprendam a fazer o uso dela.

Amanda Cordeiro, CEO da ApeMais, startup especializada em gerenciar reformas em apartamentos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.