A Comcast está expandindo seus testes de limitação de consumo de dados para clientes residenciais de internet. A partir de 1° de dezembro, clientes de algumas regiões dos estados de Arkansas, Louisiana, Tennessee e Virginia terão seu consumo de dados limitado a 300 GB mensais, com cobrança de taxa adicional de US$ 10,00 para cada 50GB consumidos a mais. Outra opção seria pagar uma taxa adicional de US$ 35,00 para contar com uma nova versão ilimitada do serviço.
Os detalhes constam em mensagens da própria companhia enviadas para clientes afetados pelas mudanças e divulgadas pelo portal DLS Reports.
Em uma série de protocolos de atendimento vazados no Reddit e atribuídos à Comcast, a companhia instrui seus atendentes a não atribuírem a nova política a congestionamentos na rede de dados. Segundo o protocolo, a limitação está sendo adotada por uma questão de "justiça" e "para oferecer uma política mais flexível para nossos clientes".
Em outro trecho, a companhia instrui os atendentes a não falarem com clientes que questionarem sobre o tratamento dado a serviços como Netflix e regras de neutralidade de rede. Nesse caso, diz o protocolo, os clientes devem ser direcionados "imediatamente" a um setor de atendimento específico, com o nome de Customer Security Assurance (CSA) Team.
*Com informações de veículos internacionais