Intel firma acordo de cooperação técnica com o Gesac

0

A Intel e o Ministério das Comunicações assinaram nesta terça-feira (6/12) em São Paulo, durante a edição 2005 do Intel Developer Fórum (IDF), um contrato de cooperação técnica por meio do qual a gigante da área de semicondutores passa a apoiar o Gesac, programa de governo eletrônico do governo federal, coordenado pelo Minicom, que utiliza ferramentas de TI para promover a inclusão digital em todos os estados brasileiros.

O primeiro projeto que a Intel irá patrocinar é um piloto de WiMax em Belo Horizonte (MG), no bairro Jardim América, para o qual fornecerá a infra-estrutura. O local foi selecionado pelo governo federal por possuir vários postos de serviços públicos como escolas, postos de saúde e delegacia.

O Ministério optou pelo WiMax como uma tecnologia adicional às opções existentes atualmente como a conexão via satélite, que tem limitações de abrangência e custo elevado. O ministro Hélio Costa, que esteve presente ao evento para assinar o acordo de implantação do piloto em Belo Horizonte, adiantou que, além de Minas Gerais, o projeto será estendido para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e o Distrito Federal.

Atualmente, o Gesac atende com conexão por satélite 3,2 mil localidades em mais de 2,5 mil municípios brasileiros.

De acordo com Ronaldo Miranda, diretor de mobilidade digital e comunicações da Intel, o acordo é uma amostra do esforço de investimento da empresa em promover alternativas e incentivar a inclusão digital no país, utilizando tecnologias como o WiMax para acelerar esse processo e oferecer a todas as classes sociais conexão com custo e qualidade adequados, para qualquer região do Brasil, mesmo a mais remota.

A Intel já possui acordos semelhantes firmados para a criação da Cidade Digital de Ouro Preto (MG) e de Mangaratiba (RJ). De acordo com Miranda, as principais capitais brasileiras têm manifestado interesse em incluir o WiMax nos seus programas de inclusão digital.

Em outubro, a empresa firmou um protocolo de intenções com a Prodam, a companhia de processamento de dados de São Paulo, para o desenvolvimento de uma prova de conceito de utilização da tecnologia WiMax, que fornecerá as bases métricas para futuras definições da rede de banda larga sem fio da cidade, até o fim deste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.