A Intel assinou um acordo de cooperação técnica com o governo do Rio de Janeiro para expandir os programas Intel Educar e Intel Aprender para escolas da rede pública de todo o estado. A parceria se deve em grande medida ao sucesso da Cidade Digital de Piraí, um dos projetos piloto apoiados pela Intel que fazem parte do projeto Um Computador Por Aluno (UCA), lançado pelo governo federal em 2005, que também será beneficiada pelo acordo.
O presidente mundial da Intel, Craig Barrett, esteve na Câmara de Vereadores de Piraí, onde duas novas parcerias foram firmadas: uma com o município e outra com o governo do estado do Rio de Janeiro para a expansão dos programas Intel Aprender e Intel Educar.
Os acordos da Intel com o estado do Rio e Piraí vão capacitar cerca de 20 mil professores da rede pública do estado para aprimorar a metodologia e as atividades pedagógicas e romper barreiras do ensino com a melhoria da experiência entre professor, aluno e tecnologia.
Barrett observou o impacto que a tecnologia pode ter na educação durante sua visita ao CIEP 477 Rosa da Conceição Guedes, no distrito de Arrozal, uma das cinco escolas do país escolhidas pelo governo federal para receber o projeto UCA. Piraí vem sendo amplamente reconhecida pela inovação tecnológica, como resultado do ambicioso programa Piraí Digital, apoiado pela Intel desde o início, que culminou com a instalação da rede wireless em banda larga em 2004.
O projeto Piraí Digital deu ao município prêmios internacionais por promover a inclusão digital, entre eles Top Seven Intelligent Communities (as sete cidades mais inteligentes do planeta), em 2005, além da chancela da Unesco, órgão das Nações Unidas para a educação, ciência e cultura.