A operadora norte-americana Verizon bloqueou o Google Wallet, aplicativo de pagamento por meio de dispositivos móveis do Google, disponível para o sistema operacional Android. O software foi desenvolvido especialmente para o Galaxy Nexus, da Samsung, que começará a ser vendido neste mês pela operadora. A Verizon alega problemas de segurança, segundo o The Wall Street Journal.
Um porta-voz do Google afirmou ao jornal que a Verizon pediu à empresa que não incluísse o Google Wallet no aparelho e impedisse o download do aplicativo por meio da loja oficial do Android. A Verizon, por sua vez, afirmou que está trabalhando na segurança de pagamentos por meio de dispositivos móveis. "Esperamos dar acesso quando essas metas forem atingidas", defendeu-se. Uma pessoa próxima ao assunto ouvida pelo jornal garantiu que os usuários terão o download liberado.
Rumores indicam que o Google Wallet, que utiliza a tecnologia de comunicação NFC (Near Field Communications) – tecnologia de comunicação por aproximação entre máquinas, que permite a troca de informações sem a necessidade de acesso à rede de dados da operadora ou à internet –, competiria com um serviço a ser lançado no ano que vem pela Verizon em parceria com outras operadoras, chamado Isis. Impedindo o uso do aplicativo nos celulares, a Verizon desaceleraria a entrada do Google no mercado de pagamento móvel (m-payment).