Os gastos globais com soluções e serviços de gerenciamento de riscos serão responsáveis por 16,5% do orçamento total de TI em 2014, totalizando US$ 71,2 bilhões, de acordo com estudo da IDC. Até 2017 as despesas continuarão subindo, quando devem ser despendidos US$ 87,4 bilhões, cifra equivalente a 18% do total provisionado naquele ano. De acordo com a consultoria, a taxa de crescimento composto anual (CAGR, na sigla em inglês) dos gastos com gestão de riscos em TI deve ser de 6,92% entre 2014 e 2017.
O relatório aponta, ainda, que as tecnologias de gestão de risco continuarão a registrar crescimento, devido principalmente às estratégias de negócios nos segmentos bancário, de mercados de capitais e seguros. "As pressões regulatórias e de fiscalização decorrentes das turbulências financeiras e econômicas da última década e dos três primeiros anos da década atual continuarão a impulsionar os investimentos de gestão de risco", avalia Michael Versace diretor de pesquisas da IDC e autor do estudo.
Outras descobertas da pesquisa indicam que a gestão de risco em grandes análises de dados , nuvem e redes sociais, oferece a maior oportunidade de contribuir para a criação de valor para o cliente, além de melhorar o controle e a eficiência das operações para a indústria.