IA: Google anuncia Gemini para disputar liderança no mercado

0

O Google anunciou seu modelo de inteligência artificial multimodal Gemini nesta quarta-feira, 6, ressaltando sua capacidade de processar e raciocinar nativamente em diferentes opções, como texto, imagens, vídeo e código.

Com o novo modelo de IA, o gigante das buscas pretende avançar na competição de IA contra OpenAI, Microsoft, Amazon, e o novo consórcio liderado por IBM e Meta, principais  rivais da indústria.

O Google descreveu o Gemini como seu maior e mais capaz modelo até o momento, e o primeiro modelo de IA a superar os especialistas humanos no benchmark Massive Multitask Language Understanding (MMLU) .

Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, disse que Gemini representa "um dos maiores esforços científicos e de engenharia que empreendemos como empresa", sob a égide das iniciativas DeepMind AI da empresa.

O Google disse que o Gemini passou por extensos testes de segurança de IA, usando ferramentas que incluem um conjunto de "Real Toxicity Prompts" desenvolvido pelo Allen Institute for AI , com sede em Seattle , para avaliar sua capacidade de identificar, rotular e filtrar conteúdo tóxico.

Gemini será lançado em fases em diferentes produtos:

Muitos usuários do Google experimentarão o Gemini primeiro no chatbot Bard AI da empresa. Uma versão chamada Gemini Pro irá equipar Bard a partir desta quarta-feira, disseram executivos do Google. Um modelo mais poderoso chamado Gemini Ultra estará disponível no início do próximo ano em uma nova versão chamada Bard Advanced.

O Google Cloud disponibilizará o Gemini Ultra em um programa de acesso antecipado para desenvolvedores, com lançamento mais amplo no início de 2024. O Gemini Pro estará disponível a partir de 13 de dezembro no Vertex AI e AI Studio do Google Cloud.

Uma versão chamada Gemini Nano para aplicativos no dispositivo estará disponível nos telefones Google Pixel, começando com o Pixel 8 Pro. O Google afirma que irá potencializar um novo recurso Resumir no aplicativo Gravador e Resposta Inteligente no Gboard.

"Agora, estamos dando o próximo passo em nossa jornada com o Gemini, nosso modelo mais capaz e geral até agora, com desempenho de última geração em muitos benchmarks líderes. Nossa primeira versão, Gemini 1.0, é otimizada para diferentes tamanhos: Ultra, Pro e Nano. Estes são os primeiros modelos da era Gemini e a primeira concretização da visão que tínhamos quando formamos o Google DeepMind no início deste ano. Esta nova era de modelos representa um dos maiores esforços científicos e de engenharia que empreendemos como empresa. Estou genuinamente animado com o que está por vir e com as oportunidades que Gêmeos abrirá para as pessoas em todos os lugares" disse o CEO do Google.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.