A norte-americana Netgear, conhecida no Brasil pela venda no varejo de roteadores WiFi, passará a atender também à demanda de operadoras brasileiras de telecomunicações por modems a cabo e xDSL. Em 2010 a empresa começou a homologar esses produtos na Anatel e os primeiros contratos serão negociados este ano. Muitas operadoras já estão testando os produtos da companhia. Segundo o gerente de vendas para operadoras da Netgear, Eduardo Drummond, há grande expectativa quanto à demanda das teles nacionais por modems VDSL, tecnologia que deve ser expandida no País ao longo deste ano e que proporciona velocidades de até 21 Mbps sobre redes de cobre. O executivo aposta principalmente em um modelo de modem VDSL chamado VVG2000, que inclui portas de VoIP e conexão WiFi.
Sobre o fato de chegarem depois de muitos concorrentes, Drummond responde: "A Netgear preferiu se consolidar nos EUA e na Europa primeiro, antes de ir para países emergentes". Embora a competição seja grande no segmento de modens para operadoras no Brasil, a Netgear está confiante de que conquistará uma fatia relevante do mercado. "A performance técnica dos nossos equipamentos é superior à média. A fabricação acontece na China, mas o controle de qualidade e o design são norte-americanos", explica o executivo. A empresa não abre sua expectativa de vendas para 2011.
Lançamentos
A Netgear aproveita a realização da feira CES esta semana, nos EUA, para apresentar alguns de seus novos produtos. Três deles chamam atenção: o WN300RP, um repetidor WiFi compatível com roteadores de qualquer fabricante; um equipamento de "vídeo-bridge", para transporte sem fio de vídeo em alta definição de um home theater para outra TV próxima; e uma solução de monitoramento de vídeo IP sem fio, cujo kit básico é composto por uma câmera capaz de filmar à noite e um dispositivo com tela de 7 polegadas que a controla remotamente. Todos devem chegar ao Brasil este ano.
- Fabricantes