As remessas mundiais de tablets devem ultrapassar a marca de 240 milhões de unidades neste ano, de acordo com projeção da NPD DisplaySearch. Segundo a empresa de pesquisas, o número de equipamentos ultrapassará os 207 milhões de notebooks embarcados, previstos para este ano.
O relatório atribui o aumento no consumo de tablets principalmente ao surgimento de novos tamanhos de tela, possibilitando que tanto marcas renomadas quanto fabricantes de menos tradição ganhem espaço no mercado mundial, gerando novas demandas.
Ainda segundo a NPD DisplaySearch, o mercado de tablets tem sido dominado pelo iPad, da Apple, de 9,7 polegadas, mas neste ano os tablets com telas menores, entre 7 polegadas e 8 polegadas, devem prevaler, respondendo por 45% das remessas — 108 milhões de unidades. Já os de 9,7 polegadas representarão 17% do mercado, com 41 milhões de equipamentos vendidos.
Na quebra por região, o estudo aponta que a China ultrapassou a região que engloba Europa, Oriente Médio e África (EMEA) e se tornou o segundo maior mercado de tablets em 2012. Para este ano, a previsão é que o país asiático alcance 27% de participação global, respondendo por 65 milhões das remessas, atendido basicamente por pequenas marcas locais. A América do Norte continuará sendo a região com a maior demanda por tablets, com 35% de participação de mercado, ou 85 milhões de unidades, em 2013.
De acordo com o analista sênior da NPD DisplaySearch, Richard Shim, o maior investimento dos fabricantes de tablets no segundo semestre de 2012 foi verificado na América do Norte, de grandes marcas que testaram não apenas novos tamanhos de telas e preços, mas também modelos de negócios não convencionais para apoiar suas estratégias de vendas. “Neste ano, os investimentos e as demandas alimentarão todo o mundo a ponto de as vendas de tablets ultrapassarem as de notebooks”, complementou Shim.