Não há como negar que vivemos uma época de grandes mudanças sociais, o que, sem dúvida, influencia no mundo dos negócios. Com novos empreendedores se arriscando, o cenário empresarial atual e o novo perfil dos profissionais fazem com que as companhias repensem e atualizem os seus modelos de gestão constantemente.
As novas demandas fizeram com que a área de RH, que sempre teve um papel fundamental no processo de gestão de pessoas, assumisse um papel mais consultivo do que operacional, com novas atribuições nas organizações, apoiando na gestão da cultura e na disseminação de informações. E isso torna cada vez maior o desafio de propor soluções para atrair e reter talentos, disseminar uma cultura organizacional por meio de uma comunicação clara e objetiva, desenvolver lideranças, entre outras iniciativas. Por isso tanto se fala hoje em RH Estratégico.
Dentre as estratégias, a intranet assumiu um papel fundamental como meio de comunicação entre as organizações e seus colaboradores. Quando olhamos esse canal de comunicação, de forma social, estruturada e flexível, a ferramenta abre um fluxo permanente de informação, transformando-se em um instrumento essencial à rotina dos colaboradores, e uma opção de fonte para obter informações e notícias e interagir com a organização.
Dar acesso à informação e garantir que esta seja dinâmica e horizontal permite otimizar a gestão do conhecimento dentro das organizações, o que, por sua vez, gera conteúdos de valor para o negócio. Somando isso à possibilidade de reduzir o tempo de integração de um novo colaborador que pode ter acesso ao histórico de projetos e processo da companhia, você tem apenas um exemplo de ganho de tempo e produtividade.
Com as redes sociais corporativas, foi possível revolucionar um diálogo dentro das empresas, estreitando a relação com os colaboradores e criando uma cultura ativa de comunicação, afinal, isso é um fator crítico de sucesso na geração de engajamento dos funcionários e na retenção de seus talentos. Além de estimular os objetivos estratégicos do negócio, elas ajudam a melhorar os processos de gestão de diferentes departamentos, sendo um modelo de comunicação aberto, transparente e dinâmico.
Ao enxergar que as soluções tecnológicas podiam otimizar as suas rotinas, os profissionais passaram a utilizá-las em muitas atividades, ganhando maior flexibilidade para agregar valor à relação com e entre os colaboradores e dessa forma promovendo maior engajamento. Atualmente, já existem novas tecnologias disponíveis para organizações, que facilitam muito a comunicação e aproximação das duas pontas da equação, por um lado estabelecendo um diálogo mais próximo com os colaboradores e, por outro, subsidiando a liderança em seus processos decisórios e na gestão empresarial com indicadores mais precisos de sua população.
As plataformas podem ser utilizadas como uma forma eficiente de gerir e levar ao colaborador o que é decidido através da interação humana. Mas é sempre importante que as companhias invistam em profissionais de RH que conheçam profundamente sua empresa e o mercado onde está inserido. Esses gestores sempre serão os responsáveis por pensar em soluções estratégicas para atração de talentos e retenção dos funcionários, que envolvem uma série de iniciativas, mas cada vez mais a ferramenta será tão importante quanto o processo.
*Thiago Gonçalves é diretor geral da GoIntegro