Service IT migra banco de dados da Copel em três meses

0

Diante do crescimento nos últimos anos e investimento em inovação para distribuição de energia, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisava de uma renovação digital que trouxesse mais segurança e eficiência, por isso contratou a Service IT, especializada em consultoria nas áreas de TI, cybersecurity e outsourcing, para conduzir a migração e sustentação de seu banco de dados. No projeto, em conformidade com a evolução da empresa, a Service IT migrou 4 bancos de dados.

A parceria entre as empresas para a sustentação de banco de dados teve início em novembro de 2022, porém no ano de 2023 a COPEL iniciou um estudo para atualização tecnológica de seus bancos de dados, buscando melhorias que deveriam ser realizadas para acompanhar a estratégia de negócio da empresa e trazer ganho de performance no ambiente. Em fevereiro, a Service IT e a COPEL assinaram contrato de serviços de nuvem privada (EXACC X10) e de migração de bancos de dados. O desafio principal era o prazo: era necessário concluir o projeto até 28 de junho, pois o equipamento anterior chegaria ao final de ciclo, representando um prejuízo financeiro e estratégico, caso o prazo não fosse cumprido.

"A implantação foi o segredo para o bom resultado do projeto. O tempo era curto, mas o conhecimento que nós já tínhamos sobre a Copel e a expertise da equipe no trabalho culminaram no sucesso da solução, com os bancos migrados com a mínima indisponibilidade de serviços", explica Thiago Uchoa, Head de Cloud da Service IT.

"O projeto trouxe benefícios para o negócio através do ganho de performance, disponibilidade e segurança. O fechamento mensal do sistema de billing passou de 3, 4 dias para metade do tempo", analisa Thulla Mattar, Gerente de Infraestrutura e Plataforma de TI da Copel.

O contrato entre as companhias têm duração de quatro anos e, desde a migração, a Service IT fica responsável pela sustentação do ambiente. "Ao longo do projeto, nossa equipe esteve muito próxima do time da Copel, o que foi crucial para o sucesso da migração. Agora, seguiremos acompanhando a jornada do cliente e indicando melhorias, caso sejam necessárias", reflete Thiago Uchoa.

"A entrega de um projeto dessa complexidade em um curto prazo só foi possível devido ao engajamento das equipes técnica e de negócio, planejamento e comunicação excelentes", finaliza Thulla Mattar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.