A IDC divulgou nesta terça-feira (7/2/) estudo que revela as principais tendências no mercado de aplicações para 2006, com foco em plataformas e na mudança da tecnologia. O relatório avalia que o mercado de aplicações continuará a experimentar a consolidação de empresas neste ano, embora devam provocar menos ?tempestades? do que em 2005. Segundo a IDC, os movimentos envolverão principalmente deslocamentos para mercados estratégicos.
"Em certo nível, os tipos de uso das aplicações nas empresas neste ano não parecerão diferentes daqueles usados em 1996 ou até mesmo em 1986", diz Mark Levitt, vice-presidente de computação colaborativa e aplicações empresariais.
Segundo ele, o mercado de aplicações continuará a crescer, só que de maneira mais lenta. "Mas ele será altamente ativo, devido a busca dos fornecedores em melhorar as funcionalidades das aplicações com o propósito de ajudar as organizações a usar a tecnologia de maneira mais ágil e eficaz e ágeis, sem exigir que os usuários das áreas de negócios sejam especialistas nas soluções de TI."
As dez principais previsões da IDC para o mercado de aplicações em 2006 são que:
? As plataformas de aplicações começarão a deslocar àquelas comercializadas pelos grandes fornecedores de aplicações;
? As aplicações empresariais acirrarão a competição para além do chamado middlemarket ?a próxima batalha entre os fornecedores se concentrará no mercado das mil maiores empresas globais;
? A adoção do gerenciamento colaborativo do ciclo de vida dos produtos irá decolar;
? As tarefas baseadas no gerenciamento do capital humano ganharão força;
? Os players globais devem intensificar as aquisições de empresas locais na região da Ásia/Pacífico;
? O CRM começará a ser democratizado;
? O CRM finalmente entrará no mundo da mobilidade;
? Haverá a consolidação entre o call center e os serviços ao cliente;
? Os recursos de voz passarão a integrar os sistemas de colaboração;
? As empresas levarão a tecnologia para fora dos locais de trabalho através de soluções "Composite Lite".