Visa movimenta US$ 2 bi com compras on-line na AL

0

O volume de compras pela internet com cartões Visa na América Latina registraram um recorde no ano passado, alcançando mais de US$ 2 bilhões. Isso representa um crescimento de 52% em relação a 2004, sustentado pelo aumento da confiança dos consumidores em realizar transações on-line, segundo documento divulgado pela empresa nesta terça-feira (7/2).

?O crescimento de transações pela internet, processadas com cartões Visa, mostram claramente que os consumidores reconhecem que nossos produtos são mais eficientes e seguros para pagar no mundo virtual?, afirma Alejandro Estrada, vice-presidente de tecnologias emergentes da Visa International para América Latina e Caribe. ?O e-commerce vem crescendo rapidamente na região. De acordo com a pesquisa realizada pela comSocre, 91% das transações on-line são realizadas com cartões, sendo que 53% desse total correspondem a operações feitas com cartões Visa?, acrescenta.

De acordo com o executivo, o Brasil e o México representam, juntos, mais da metade do volume total de vendas. ?O Brasil lidera a região e países como a Venezuela e o Chile obtiveram um grande aumento em relação ao ano passado, com 185% e 100% respectivamente?, diz Estrada.

Segundo a empresa, um grande número de transações feitas pela internet na região foram realizadas por lojas virtuais internacionais para compras de turismo, relacionadas a itens como passagens aéreas, produtos eletrônicos ? especialmente computadores ? e livros. ?Comércios on-line locais também observaram um crescimento importante em vendas focadas nas categorias linhas aéreas, serviços de governo e educação?, observa Estrada, ao dizer que a penetração do e-commerce em novos segmentos e o aumento da confiança dos consumidores aumentaram o ticket médio para US$ 60, um incremento de 18% sobre o ano passado.

A penetração da internet, na opinião do executivo, permanece como uma questão fundamental para o crescimento do e-commerce na região. O número total de consumidores na América Latina é de cerca de 60 milhões, o que representa um crescimento de mais de 300% desde 2000, de acordo com a ExitoExportador.com.

Inovação em segurança foi outro fator importante para o crescimento do e-commerce durante 2005, segundo a empresa, que avalia ter havido um crescimento da confiança dos consumidores em realizar transações a partir de normas de seguranças inovadoras lançadas pelos governos, instituições financeiras, lojas virtuais e pelos sistemas de pagamento eletrônico.

A Visa International, especificamente, realizou uma ação decisiva para oferecer mais confiança e segurança para os compradores virtuais com um serviço exclusivo como o Verified by Visa, que autentica o portador do cartão e o estabelecimento on-line no momento da compra.

Atualmente, mais de 70 membros Visa, em mais de 14 países na América Latina, já implementaram o Verified by Visa, aumentando o número de transações autorizadas para mais de cinco vezes nos últimos dois anos. Mundialmente, mais de 100 mil estabelecimentos adotaram esse programa para autenticar consumidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.