O volume de compras pela internet com cartões Visa na América Latina registraram um recorde no ano passado, alcançando mais de US$ 2 bilhões. Isso representa um crescimento de 52% em relação a 2004, sustentado pelo aumento da confiança dos consumidores em realizar transações on-line, segundo documento divulgado pela empresa nesta terça-feira (7/2).
?O crescimento de transações pela internet, processadas com cartões Visa, mostram claramente que os consumidores reconhecem que nossos produtos são mais eficientes e seguros para pagar no mundo virtual?, afirma Alejandro Estrada, vice-presidente de tecnologias emergentes da Visa International para América Latina e Caribe. ?O e-commerce vem crescendo rapidamente na região. De acordo com a pesquisa realizada pela comSocre, 91% das transações on-line são realizadas com cartões, sendo que 53% desse total correspondem a operações feitas com cartões Visa?, acrescenta.
De acordo com o executivo, o Brasil e o México representam, juntos, mais da metade do volume total de vendas. ?O Brasil lidera a região e países como a Venezuela e o Chile obtiveram um grande aumento em relação ao ano passado, com 185% e 100% respectivamente?, diz Estrada.
Segundo a empresa, um grande número de transações feitas pela internet na região foram realizadas por lojas virtuais internacionais para compras de turismo, relacionadas a itens como passagens aéreas, produtos eletrônicos ? especialmente computadores ? e livros. ?Comércios on-line locais também observaram um crescimento importante em vendas focadas nas categorias linhas aéreas, serviços de governo e educação?, observa Estrada, ao dizer que a penetração do e-commerce em novos segmentos e o aumento da confiança dos consumidores aumentaram o ticket médio para US$ 60, um incremento de 18% sobre o ano passado.
A penetração da internet, na opinião do executivo, permanece como uma questão fundamental para o crescimento do e-commerce na região. O número total de consumidores na América Latina é de cerca de 60 milhões, o que representa um crescimento de mais de 300% desde 2000, de acordo com a ExitoExportador.com.
Inovação em segurança foi outro fator importante para o crescimento do e-commerce durante 2005, segundo a empresa, que avalia ter havido um crescimento da confiança dos consumidores em realizar transações a partir de normas de seguranças inovadoras lançadas pelos governos, instituições financeiras, lojas virtuais e pelos sistemas de pagamento eletrônico.
A Visa International, especificamente, realizou uma ação decisiva para oferecer mais confiança e segurança para os compradores virtuais com um serviço exclusivo como o Verified by Visa, que autentica o portador do cartão e o estabelecimento on-line no momento da compra.
Atualmente, mais de 70 membros Visa, em mais de 14 países na América Latina, já implementaram o Verified by Visa, aumentando o número de transações autorizadas para mais de cinco vezes nos últimos dois anos. Mundialmente, mais de 100 mil estabelecimentos adotaram esse programa para autenticar consumidores.