A IBM anunciou nesta quinta-feira (7/2) que conclui o processo de aquisição da fabricante canadense de software de business intelligence Cognos. Anunciada em novembro do ano passado, a IBM pagou US$ 5 bilhões pela empresa, ou seja, US$ 58 para cada ação da Cognos, o que representou um ágio de 9,5% sobre o valor de fechamento do papel da empresa em 9 de novembro na bolsa eletrônica Nasdaq.
Agora, as soluções da Cognos passam a compor a área de Information Management da IBM, que já havia incorporado os produtos da FileNet, Ascential e Infomix. Com as novas empresas, a divisão deixou de atuar somente como fornecedora de banco de dados e ferramentas relacionadas, ampliando sua oferta.
Essa é a vigésima quinta aquisição da companhia, que tem como objetivo reforçar a estratégia denominada Information On Demand, que combina soluções de software, consultoria e serviços para business intelligence, content management, information integration, database management e master data management.
A IBM vem investindo fortemente na aquisição de empresas de software. Somente neste ano ela já anunciou a compra de três empresas. No início de janeiro ela comprou a israelense XIV, empresa que desenvolve tecnologia de armazenamento de dados, e depois de adquirir a canadense Net Integration Technologies, fabricante de software para servidores de empresas de pequeno e médio porte (PMEs), e a Aptsoft, fabricante de software de business intelligence. Em 2007, a IBM adquiriu seis empresas de software: a Vallent, Consul, Watchfire, Datamirror, Princeton Softek e WebDialogs. Agora já soma 50 aquisições neste segmento desde 2000.