O Conselho Diretor da Anatel aprovou nesta quinta-feira,7, proposta de instituição de grupo de acompanhamento do Aplicativo Anatel Comparador. O aplicativo vai permitir aos usuários a comparação de ofertas de serviços de telecomunicações por serviço ou em combos. O prazo para o lançamento do aplicativo é de 10 meses.
O grupo de trabalho vai coordenar, definir e acompanhar manutenção, padronizar aspectos técnicos, operacionais e de interface; especificar evoluções; padronizar, atualizar e evoluir base de ofertas e dirimir conflitos.
O presidente da Agência Leonardo de Morais falou da importância de empoderar o consumidor dando a ele informações. "Pela criação desse grupo vamos facultar ao consumidor um instrumento importante de tomada de decisões". Ele disse ainda que a Anatel tem estudado medidas para aferir a qualidade do serviço e divulgar o desempenho das prestadoras, a partir do ano que vem.
O Conselho se posicionou no sentido de ser uma iniciativa que trará maior transparência das ofertas do mercado de telecomunicações e que vai tornar mais fácil mais acessível a informação ao consumidor. Os conselheiros destacaram ser o primeiro projeto do setor financiado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD) e que o aplicativo vai influenciar a competição entre as empresas.