Catalisador de inovações na indústria

0

É inegável que os projetos de inovação desempenham um papel fundamental no impulsionamento da indústria em todo mundo, permitindo desenvolver novas tecnologias e processos com potencial transformador em diversas dimensões. Entretanto, nesse cenário o Brasil ainda se encontra em descompasso em relação aos investimentos em inovação dos principais mercados do mundo (Norte Americano, Europeu e Asiático). E, embora tenhamos no país uma indústria desenvolvida em algumas áreas, outras ainda possuem processos arcaicos e pouco digitalizados, o que reduz a competitividade tanto no mercado interno, quanto no externo.

Nesse contexto, iniciativas como o Programa Nova Indústria, em seu eixo Indústria Mais Inovadora e Digital, permitirá o investimento em pesquisas a fim de desenvolver soluções para os desafios reais da indústria brasileira. O programa tem o potencial de catalisar os avanços tecnológicos, otimizando processos produtivos, criando produtos mais eficientes e sustentáveis, e melhorando a competitividade da indústria brasileira. Nesse cenário, a implementação bem-sucedida de projetos inovadores resultará em benefícios econômicos, no aumento da eficiência operacional e na evolução dos setores e das cadeias produtivas.

Para realizar o elo entre o programa, a indústria e o desenvolvimento de novas soluções está a pesquisa científica nacional. Os pesquisadores brasileiros desempenharão um papel crucial ao conduzir estudos pioneiros, explorar novas tecnologias e propor soluções criativas para desafios complexos. Isso é algo que está presente, por exemplo, no DNA dos pesquisadores da Enacom, que por meio da pesquisa e desenvolvimento, vem contribuindo para transformação digital de setores como o elétrico, siderúrgico e logístico.

A Enacom e seus pesquisadores nos últimos anos têm desenvolvido, em parceria com grandes players da indústria nacional, soluções que empregam tecnologias de Digital Twin, Inteligência Artificial e Otimização. Soluções que vão ao encontro das iniciativas propostas no Programa Nova Indústria e que já estão em nível de maturidade tecnológica avançado, o que reduz os riscos e o tempo de desenvolvimento. Um exemplo disso é a Gemminus – plataforma de gêmeos digitais da Enacom, que permite simular e otimizar processos industriais. O Gemminus está estruturado em módulos, que auxiliam no planejamento produtivo, na análise da eficiência e performance da produção, no sequenciamento dos processos, dentre outros. A solução é 100%nacional e oferece recursos e aplicações inovadores a diversos segmentos industriais, com o foco na transformação digital e na produção integrada, em toda cadeia de supply chain, na cadeia produtiva até a entrega ao cliente.

Por fim, o programa permitirá o desenvolvimento de parcerias de sucesso, habilitando uma interação mais estreita entre as empresas de base tecnológica, a indústria e as entidades de fomento. A criação de políticas e incentivos que promovam a colaboração, a proteção da propriedade intelectual e a facilitação da transferência de tecnologia são aspectos essenciais para impulsionar o investimento em inovação e garantirão o sucesso do programa.

Bruno Afonso da Conceição, estrategista de Negócios na Enacom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.