A Rede Plaza, que administra os shoppings Paulista, West Plaza e Pátio Higienópolis na cidade de São Paulo, acaba de contratar a IFS do Brasil para o desenvolvimento de um novo componente do IFS Applications para a gestão de contratos e faturamento. O aplicativo da IFS já administra os processos da rede há seis anos através dos módulos de manutenção, financeiro e distribuição. O valor do contrato não foi divulgado.
Baseado nas práticas de mercado, em que cada contrato de aluguel é atrelado a inúmeras variáveis, tais como tipo de atividade e percentual de vendas, o módulo possibilitará o controle do que foi acordado com cada um dos mil lojistas da rede. Essa dinâmica de negociação com todos os detalhes hoje é atendida apenas por sistemas especialistas.
?Atualmente utilizamos um sistema de contrato e faturamento específico, que é tradicional nesse setor. Porém, queremos obter uma evolução tecnológica que se estende até a área de receita da empresa e não apenas para o back office. Mesmo com uma possível integração, estaríamos convivendo com duas plataformas e um nível de flexibilidade bem menor do que iremos atingir com essa nova solução?, comenta Renato Valeriano, gerente de TI da Rede Plaza.
O executivo adianta que não quer limitar o controle da rede, ficando no mesmo cenário que estava em 1999 quando ainda não utilizava a tecnologia da IFS, ou seja, período em que a gestão era realizada com sistemas que não se falavam entre si. O componente que está sendo desenvolvido atenderá tanto à gestão de contratos, quanto faturamento e contas a receber.
Outro investimento que a Rede Plaza está fazendo é o upgrade do aplicativo IFS. A empresa decidiu atualizar seu ERP devido à maturidade do uso da ferramenta pelos usuários. ?Durante todo o período em que utilizamos o IFS Applications, a Rede Plaza passou por uma mudança cultural muito grande, pois os usuários tinham uma visão diferente daquela que decidimos adotar e as informações eram isoladas?, resume o gerente de TI.
Valeriano afirma que com o passar do tempo, todos perceberam que era preciso utilizar melhor a solução. Hoje a empresa está migrando para a consolidação dos processos que estão utilizando, além de incluir as funcionalidades que garantem o workflow nos processos de compra, a gestão de manutenção, o uso de indicadores através do business intelligence e o acesso remoto da solução pela web.
Os resultados alcançados através do aplicativo comprovam como a Rede Plaza está madura em relação ao uso do ERP da IFS. A empresa consegue por meio do seu controle de manutenção reduzir custos dos insumos (água e luz) mantendo o mesmo atendimento aos lojistas. Segundo Valeriano, esse é um diferencial que o lojista sente no seu bolso. ?Como se trata de três plantas, qualquer redução de taxa faz muita diferença para quem aluga nossos espaços.? O Shopping Pátio Higienópolis, por exemplo, iniciou suas atividades fazendo uso do IFS Applications.
Outro ganho apresentado pelo gerente de TI está relacionado à área administrativa. Antes, qualquer pagamento da rede era realizado através de cheques, que eram assinados por todos os responsáveis, enviados ao banco e depois registrados na contabilidade. Hoje, qualquer transação financeira é feita através do IFS Applications, que libera pagamentos, baixa o débito do sistema e az toda a contabilidade de forma automatizada. Além da otimização do processo eda velocidade com que a informação trafega pela empresa, a Rede Plaza passou a lidar com uma mecânica que evita retrabalhos e erros de processamento.
?Somado ao módulo de gerenciamento de shopping center ao sistema de ERP,a Rede Plaza se transformou num piloto inédito que utiliza a tecnologia de gestão de forma integrada à administração de contratos de locação?, comenta Walmir Cardoso, diretor de serviços da IFS do Brasil.
O diretor comercial e de marketing da IFS do Brasil, Siegmar Schuenke, que desenhou junto à Rede Plaza o escopo do projeto, diz que esse tipo de projeto não só consolida a parceira da IFS com a rede, como mostra a atuação da desenvolvedora com foco nas necessidades do cliente. ?Garantimos que o ERP não é mais um pacote e sim uma solução que integra componentes combinados com estratégias de implementação, que devem ser tão completos quanto sistemas específicos, porém colocando a empresa em outro patamar tecnológico para as verticais como service management, alvo de nossa atuação?, finaliza.