Apple abre iPhone e integra e-mail para tentar fazer frente ao BlackBerry

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A Apple anunciou que vai abrir a programadores independentes as interfaces de programação de aplicativos (APIs, na sigla em inglês) e as ferramentas usadas internamente na criação de aplicativos para o iPhone. A estratégia da empresa com essa decisão é tornar os aparelhos mais populares e mais competitivos para tentar fazer frente ao domínio do BlackBerry, da Research In Motion (RIM). Para isso, a fabricante vai fornecer um kit de desenvolvimento para permitir que os programadores criem programas para o aparelho.

A Apple permitirá que os programadores fixem o preço de suas aplicações e lhes dará 70% das vendas. O presidente da companhia, Steve Jobs, ressaltou, porém, que a Apple não está abrindo os iPhones completamente e que os programas serão avaliados antes que estejam disponíveis exclusivamente em um site lançado recentemente, o App Store.

A empresa também anunciou que o iPhone oferecerá em breve um sistema de e-mail corporativo. A Apple vai habilitar o software de e-mail da Microsoft (Exchange) para o aparelho. O alvo novamente é o Blackberry, o preferido de muitas empresas justamente pela possibilidade de acesso ao correio eletrônico. As duas empresas vêm trabalhando em conjunto para permitir que os iPhones recebam e-mails e incorporem informação de contatos e agenda retirados do computador via software do Office Exchange.

As duas estratégias, na quais foram investidos cerca de US$ 100 milhões, devem ajudar a Apple atingir sua meta de vender 10 milhões de iPhones até o fim deste ano. Atualmente, o iPhone tem 21% do mercado americano de smartphones contra 41% do BlackBerry.
O anúncio fez as ações da RIM caírem 3,8% nesta sexta-feira na bolsa eletrônica Nasdaq, assim como as da Apple, que também tiveram queda de 2,9%.

Com informações das agências internacionais.

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