EUA obrigam Google retirar fotos de base militar do ar

0

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos exigiu que o Google retirasse imagens detalhadas de bases militares americanas, que foram inseridas no recém-lançado serviço Street View, do Google Maps.

Uma mensagem enviada pelo Departamento de Defesa a todas as bases e instalações na semana passada advertia os oficiais a não permitir que os funcionários acessassem o serviço Street View. O porta-voz do Comando do Norte dos EUA, Gary Ross, disse que as imagens das instalações, em close-up e feitas do nível da rua, representam "ameaça potencial" à segurança nacional.

"Nós não temos quaisquer problemas em relação ao Google e seus produtos, que são ferramentas muito úteis", disse Ross. "Mas o Street View exibe imagens claras de pontos de controle, barreiras, quartéis-generais e instalações de segurança que representam um risco para nossos esforços de proteção."

O porta-voz do Google, Larry Yu, disse que as imagens dos locais sobre os quais os militares americanos manifestaram preocupação foram retiradas do site, segundo o jornal americano Los Angeles Times. Ele confirmou os contactos estabelecidos pelo Pentágono. ?Nós fomos contatados pelos militares, que expressaram preocupações com as imagens, nós atendemos ao pedido?, disse ele.

O Pentágono exigiu a retirada das imagens da base do Exército em Houston, no estado americano do Texas, inseridas no Street View, que oferece na internet vistas panorâmicas de 360 graus tomadas ao nível do chão em 30 cidades dos Estados Unidos. O serviço permite que internautas dirijam por uma rua, com sentido virtual, usando o mouse para ajustar a visão do cenário ao lado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.