Um grupo de 28 representantes ligados à indústria de venture capital e private equity, formado por 16 brasileiros e 12 americanos da iniciativa privada, academia e governo, reúne-se no dia 11 de março, em São Paulo, para formar a US-Brazil Venture Capital Task Force ? iniciativa que pretende repetir o sucesso alcançado pela indústria de investimentos de capital de risco dos EUA.
O grupo vai elaborar uma lista de sugestões para governo e setor privado brasileiros, que servirá de base para impulsionar as empresas inovadoras e de alta tecnologia em fase de expansão no país. ?Se o Brasil quiser ter uma base sólida de empresas no setor de tecnologia, é fundamental a presença abundante de venture capital, criando uma verdadeira indústria do capital de risco. Nos países onde houve o boom tecnológico, a presença desse tipo de capital foi maciça?, lembra César Gon, CEO da Ci&T Software e um dos 16 brasileiros que participará do Task Force.
A Task Force é composta por diretores e especialistas de órgãos e entidades como Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Departamentos de Comércio e do Tesouro dos EUA, GVcepe/FGV-Eaesp, NEP Gênesis/PUC-Rio, BNDES, Finep, Sebrae, ABVCAP, Kauffman Foundation, Latin America Venture Capital Association, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), gestores de fundos nacionais e norte-americanos e investidores privados, entre outros.
À frente da Task Force está a ABDI em parceria com o Departamento de Comércio dos EUA, GVcepe/FGV-EAESP e NEP Gênesis/PUC-Rio. Países como Rússia, Índia e Japão também já promoveram o evento.
Entre os vários projetos desenvolvidos pela ABDI e sustentados nas diretrizes da Política Industrial Brasileira, o de private equity e venture capital é um dos prioritários. ?É o instrumento financeiro mais utilizado nos EUA para o desenvolvimento de empresas inovadoras que, além de capitalizadas, adotam as melhores práticas de gestão?, destaca Cássio Marx, gerente do projeto de private equity e venture capital da ABDI.
Na mesma semana, o fórum ?Empreendedorismo, Inovação e Venture Capital: A experiência dos Estados Unidos e as potencialidades brasileiras? vai discutir os desafios e oportunidades para o crescimento das pequenas empresas inovadoras brasileiras nos seus estágios iniciais de crescimento.
O fórum ocorre nos dias 12 e 14 de março, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, e contará com a participação de especialistas americanos e brasileiros que irão apresentar painéis e debater com o público sobre empreendedorismo, formação de capital, infra-estrutura legal e regulatória do Brasil e promoção da inovação.