Grupo dos EUA e Brasil quer criar força-tarefa para capital de risco

0

Um grupo de 28 representantes ligados à indústria de venture capital e private equity, formado por 16 brasileiros e 12 americanos da iniciativa privada, academia e governo, reúne-se no dia 11 de março, em São Paulo, para formar a US-Brazil Venture Capital Task Force ? iniciativa que pretende repetir o sucesso alcançado pela indústria de investimentos de capital de risco dos EUA.

O grupo vai elaborar uma lista de sugestões para governo e setor privado brasileiros, que servirá de base para impulsionar as empresas inovadoras e de alta tecnologia em fase de expansão no país. ?Se o Brasil quiser ter uma base sólida de empresas no setor de tecnologia, é fundamental a presença abundante de venture capital, criando uma verdadeira indústria do capital de risco. Nos países onde houve o boom tecnológico, a presença desse tipo de capital foi maciça?, lembra César Gon, CEO da Ci&T Software e um dos 16 brasileiros que participará do Task Force.

A Task Force é composta por diretores e especialistas de órgãos e entidades como Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Departamentos de Comércio e do Tesouro dos EUA, GVcepe/FGV-Eaesp, NEP Gênesis/PUC-Rio, BNDES, Finep, Sebrae, ABVCAP, Kauffman Foundation, Latin America Venture Capital Association, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), gestores de fundos nacionais e norte-americanos e investidores privados, entre outros.

À frente da Task Force está a ABDI em parceria com o Departamento de Comércio dos EUA, GVcepe/FGV-EAESP e NEP Gênesis/PUC-Rio. Países como Rússia, Índia e Japão também já promoveram o evento.

Entre os vários projetos desenvolvidos pela ABDI e sustentados nas diretrizes da Política Industrial Brasileira, o de private equity e venture capital é um dos prioritários. ?É o instrumento financeiro mais utilizado nos EUA para o desenvolvimento de empresas inovadoras que, além de capitalizadas, adotam as melhores práticas de gestão?, destaca Cássio Marx, gerente do projeto de private equity e venture capital da ABDI.

Na mesma semana, o fórum ?Empreendedorismo, Inovação e Venture Capital: A experiência dos Estados Unidos e as potencialidades brasileiras? vai discutir os desafios e oportunidades para o crescimento das pequenas empresas inovadoras brasileiras nos seus estágios iniciais de crescimento.

O fórum ocorre nos dias 12 e 14 de março, em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente, e contará com a participação de especialistas americanos e brasileiros que irão apresentar painéis e debater com o público sobre empreendedorismo, formação de capital, infra-estrutura legal e regulatória do Brasil e promoção da inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.