Justa investe em inovação para ampliar presença no setor de meios de pagamentos

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Post content – Fundada a partir da união de 5 sócios que queriam tornar o mercado de meios de pagamentos mais transparente, a Justa nasceu em 2018 para levar eficiência financeira para todos os varejistas.

Felipe Bonezi, co-founder e CTO da Justa, conta que à época havia a "guerra das maquininhas" e o comerciante tinha pouca noção das taxas financeiras, juros compostos, etc. "Nosso propósito foi trazer para o mercado a educação financeira com um modelo que seja mais justo para todo mundo, fazer com que as soluções de pagamentos da gente fossem democratizadas".

A startup deu início às operações 100% digital com a contratação da nuvem da Amazon Web Services (AWS) Depois de passar um período difícil durante a pandemia, resolveu diversificar sua receita com a criação de três pilares de pagamentos: Pagamentos, Crédito e Conta Digital.

Ela também nasceu com duas sedes. Uma em Recife, onde está a equipe de desenvolvimento de produtos, e outra em Alphaville, em São Paulo, que abriga as equipes comerciais, marketing e operacional.

A Justa atua no Brasil inteiro, mas tem forte presença no Nordeste, com a oferta de um POS de marca própria, conta digital e link de pagamentos, com foco em estabelecimentos comerciais que movimentam entre R$ 10 mil e R$ 150 mil mensais, contando também com grandes clientes em sua base. "Todas essas soluções estão utilizando AWS, que inclui serviço de replicação em outras regiões a partir de São Paulo por questão de latência, com redundância na Virgínia, sede da AWS nos Estados Unidos "

Aplicações

Bonezi conta que no mercado financeiro e de pagamentos, a conciliação financeira causa perdas de milhões de reais todos ao ano, pois simplesmente uma transação desaparece. E tecnicamente isso acontece porque a comunicação entre os sistemas não é notificada corretamente ou fica retida em algum serviço causado por falhas.

Por esse motivo, a Justa trocou seu serviço de mensageria inicialmente baseado em HTTP pelo serviço de mensageria baseado em eventos, o Amazon Simple Queue Service (Amazon SQS) e Amazon Simple Notification Service (Amazon SNS), onde é possível publicar uma notificação em um tópico do Amazon SNS com uma ou mais inscrições em filas do Amazon SQS

"Já executamos mais de 800 mil eventos usando essa tecnologia. Ela permite que com uso de uma DLQ (dead-letter queue) uma fila possa ser direcionada para mensagens que não podem ser entregues aos assinantes com êxito. Com ela, podemos monitorar cenários potencialmente defeituosos e agir rapidamente diante dos bugs. Com toda minha regra de negócio, a Justa é mais tolerante à falha, pois por exemplo, se o meu serviço de e-mail está fora do ar eu não vou deixar de enviar o SMS ou importar a transação. Eu vou falhar só naquele módulo e depois faço a correção", explica o CTO.

Ampliando o trabalho em conjunto

Junto com a AWS, a Justa está adotando o serviço de antifraude, que detecta fraudes online com mais rapidez usando Machine Learning. "A ideia da gente é criar um modelo usando Inteligência Artificial e Machine Learning que a própria Amazon disponibiliza voltado para nossos produtos", diz Bonezi.

Ele explica que o DNA da inovação faz parte da equipe da Justa. "Criamos uma iniciativa que se chama "pílulas de inovação", um projeto legal que a gente está colhendo os primeiros resultados. Um aplicativo para o Alexa, da Amazon, que ao final do dia pode responder ao comerciante, usando recursos de voz, sobre qual foi movimento de vendas detalhadas daquele dia, entre outras informações do negócio".

A Justa conta com 128 colaborados nos sites de São Paulo e Recife, 47 exclusivamente dedicados à tecnologia. Dobramos nosso faturamento no último ano, estamos crescendo consistentemente. Pretendemos chegar ao final do ano com 72 colaboradores entre desenvolvedores, designers e profissionais de produto, mas sem inchar o número de colaboradores. Estamos otimistas com nossa projeção de crescimento em 2023", finaliza Bonezi.

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo menos não mentiram muito no número de colaboradores, geralmente falavam mais de 300.
    Redação: No último parágrafo, justamente em relação aos colaboradores está escrito "colaborados"
    #TamoJusto

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