A CELESC escolheu o IFS Field Service Management (IFS FSM) como base para automatizar a gestão de serviços de campo. A ALIX Tecnologia foi a consultoria escolhida para implementação no projeto, que é parte da iniciativa Automação e Transformação Digital do Plano Diretor da Celesc. O investimento será de R$16 milhões ao longo de 30 meses de implementação, com prazo para funcionamento completo em 2026.
A CELESC é a 5ª maior distribuidora de Energia Elétrica Brasileira, atendendo 92% do Estado de Santa Catarina. A empresa foi reconhecida em 2023 como a melhor distribuidora do Sul do Brasil pela Abradee – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – e ficou em 2º lugar no prêmio internacional de Satisfação do Cliente da Comissão Regional de Integração Energética (Cier). O IFS FSM, também chamado de Work Force Management (WFM) pela Celesc, será implementado em 16 escritórios da empresa e será utilizado por mais de 2 mil eletricistas, abrangendo os seguintes processos: Comercial, Manutenção e Emergência.
O presidente Tarcísio Estefano Rosa destacou a importância da implantação dos novos sistemas para a evolução dos serviços prestados pela Celesc: "Os eventos climáticos de 2023 nos impulsionaram a melhorar cada vez mais os nossos serviços e é isso que nós vamos fazer a partir da adoção dessas novas tecnologias. A implantação desse sistema é um marco para a história de nossa Empresa."
Segundo o diretor de Distribuição (DDI) da Celesc, Cláudio Varella do Nascimento, o projeto vai de encontro aos motivadores estratégicos da Celesc: aprimoramento da experiência do cliente; eficiência operacional, investimentos como catalisadores de resultado e tomada de decisão baseada em dados. O projeto será implementado em nuvem, com hospedagem no Brasil e redundância em 2 data centers.
O projeto WFM IFS na Celesc permitirá a integração de dados históricos, previsões de demanda, análise e implementação de regras de negócios e diferentes métricas para criar cronogramas otimizados e eficientes.
Além disso, toda a parte de otimização de alocação de recursos humanos e agendamentos com o PSO (Planning and Scheduling Optimization) da IFS. Além disso, será possível gerenciar o relacionamento com o cliente no sistema, fazer gestão de tempo, monitorar desempenho das equipes e fazer relatórios detalhados sobre a força de trabalho em campo", explica Ewerton Alves, CEO da ALIX, parceiro de implementação da IFS.
Uma vez implantado o IFS FSM, a Celesc terá como benefício a integração dos sistemas, redução no custos operacionais, otimização do atendimento ao cliente e da alocação de equipe no dia a dia da operação, além de suporte na tomada de decisões com base de dados em tempo real e redução no custos.