CELESC investe R$ 16 milhões na automação da gestão de serviço de campo

0

A CELESC escolheu o IFS Field Service Management (IFS FSM) como base para automatizar a gestão de serviços de campo. A ALIX Tecnologia foi a consultoria escolhida para implementação no projeto, que é parte da iniciativa Automação e Transformação Digital do Plano Diretor da Celesc. O investimento será de R$16 milhões ao longo de 30 meses de implementação, com prazo para funcionamento completo em 2026.

A CELESC é a 5ª maior distribuidora de Energia Elétrica Brasileira, atendendo 92% do Estado de Santa Catarina. A empresa foi reconhecida em 2023 como a melhor distribuidora do Sul do Brasil pela Abradee – Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – e ficou em 2º lugar no prêmio internacional de Satisfação do Cliente da Comissão Regional de Integração Energética (Cier). O IFS FSM, também chamado de Work Force Management (WFM) pela Celesc,  será implementado em 16 escritórios da empresa e será utilizado por mais de 2 mil eletricistas, abrangendo os seguintes processos: Comercial, Manutenção e Emergência.

O presidente Tarcísio Estefano Rosa destacou a importância da implantação dos novos sistemas para a evolução dos serviços prestados pela Celesc: "Os eventos climáticos de 2023 nos impulsionaram a melhorar cada vez mais os nossos serviços e é isso que nós vamos fazer a partir da adoção dessas novas tecnologias. A implantação desse sistema é um marco para a história de nossa Empresa."

Segundo o diretor de Distribuição (DDI) da Celesc, Cláudio Varella do Nascimento, o projeto vai de encontro aos  motivadores estratégicos da Celesc: aprimoramento da experiência do cliente; eficiência operacional, investimentos como catalisadores de resultado e tomada de decisão baseada em dados. O projeto será implementado em nuvem, com hospedagem no Brasil e redundância em 2 data centers.

O projeto WFM IFS na Celesc permitirá a integração de dados históricos, previsões de demanda, análise e implementação de regras de negócios e diferentes métricas para criar cronogramas otimizados e eficientes.

Além disso, toda a parte de otimização de alocação de recursos humanos e agendamentos com o PSO (Planning and Scheduling Optimization) da IFS. Além disso, será possível gerenciar o relacionamento com o cliente no sistema, fazer gestão de tempo, monitorar desempenho das equipes e fazer relatórios detalhados sobre a força de trabalho em campo", explica Ewerton Alves, CEO da ALIX, parceiro de implementação da IFS.

Uma vez implantado o IFS FSM, a Celesc terá como benefício a integração dos sistemas, redução no custos operacionais, otimização do atendimento ao cliente e da alocação de equipe no dia a dia da operação, além de suporte na tomada de decisões com base de dados em tempo real e redução no custos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.