Goiânia implanta rede de fibra óptica para instituições de ensino e pesquisa

0

No próximo dia 16, a cidade de Goiânia inaugura a rede metropolitana MetroGyn, infraestrutura de fibra óptica com capacidade de 1 Gbps que interligará os principais centros de ensino e pesquisa do município para uso de aplicações avançadas e troca de grande volume de dados.
A Metrogyn é parte da iniciativa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), coordenada pela RNP, que opera a rede acadêmica nacional, a rede Ipê. O objetivo do projeto é interligar instituições de ensino superior e centros de pesquisa existentes em 27 cidades brasileiras por meio de uma infraestrutura óptica de alta velocidade, que permitirá às 16 instituições conectadas à MetroGyn compartilhar dados entre si e com as demais instituições conectadas à rede Ipê. Com 66 quilômetros de extensão, a MetroGyn consumiu investimentos de cerca de R$ 1 milhão. Com o início das operações, as instituições integrantes poderão utilizar recursos de comunicação via web (como as videoconferências e webconferências), compartilhar a produção acadêmica e desenvolver projetos de educação a distância.
As redes metropolitanas são implantadas com a negociação de parcerias entre as instituições de ensino e pesquisa, empresas de infraestrutura e governos locais. A MetroGyn contou com a parceria da Prefeitura de Goiânia, governo de Goiás e da Companhia Celg de Participações (Celgpar), que forneceu a infraestrutura da empresa para a passagem dos cabos ópticos.
As instituições interligadas pela Metrogyn são a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Prefeitura de Goiânia, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás (SECTEC), Universidade Católica de Goiás (UCG), Centro Universitário de Goiás (Unigoiás), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Energética de Goiás (Celg), Companhia de Pesquisa em Recursos Minerais (CPRM), Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Goiás (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), entre outros.
Com a inauguração da MetroGyn, completam-se dez redes metropolitanas já inauguradas – Belém, Vitória, Manaus, Florianópolis, Brasília, Natal, São Paulo, Fortaleza e Macapá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.